Nos últimos tempos, o bicarbonato de sódio tem tornado muito popular, graças às grandes potencialidades do seu uso. Da mesma forma, o vinagre está muito popular por ser útil para uma infinidade de coisas, desde a limpeza doméstica até tratamentos de saúde e beleza. É por isso que vale a pena saber mais a respeito de lavar o cabelo com bicarbonato de sódio e vinagre.
Veja também: como fazer hidratação com abacate
Benefícios de lavar o cabelo com bicarbonato e vinagre
Em primeiro lugar é importante saber que nem todos os profissionais de saúde capilar e da pele recomendam usar bicarbonato de sódio no cabelo, do mesmo jeito que não se deve usar na pele. Isso porque o bicarbonato é um sal que deixa as cutículas do cabelo bem abertas e pode provocar grande ressecamento. Tenha isso em mente. Porém, não vai além desse malefício.
Por outro lado, o vinagre não é proibido por profissionais, inclusive é recomendado para deixar o cabelo mais limpo e macio. É por isso que a receita funciona com essa dupla, ou seja, não use só o bicarbonato no cabelo. Você precisa usar o bicarbonato no lugar do xampu e o vinagre no lugar do condicionador. Enquanto um abre as cutículas e limpa, o outro fecha, hidrata e amacia.
Usando esses dois produtos, depois de alguns meses ou até 1 ano de adaptação, fica fácil livrar o seu cabelo dos resíduos de produtos químicos, o que vai fazer com o cabelo ganhe uma aparência mais saudável.
Isso por que até produtos mais comuns como o xampu e o condicionador são compostos por químicos que danificam o seu cabelo. Então, um dos benefícios é que você vai aplicar substâncias mais naturais no seu cabelo, sem aquele monte de resíduos.
Depois, poderá optar por intercalar o uso, mantendo algumas vezes na semana com xampu e condicionador e outras com bicarbonato e vinagre. Já será uma boa economia para o seu bolso. Se preferir, depois pode fazer a substituição total. É você quem decide.
Dicas importantes para lavar o cabelo usando bicarbonato e vinagre
Para que você consiga chegar a um estado de cabelo sem oleosidade por mais dias, cabelo sem ressecamento, limpo e sedoso, é possível, mas vai precisar fazer testes e ter paciência. Isso porque cada pessoa tem um tipo de cabelo, alguns usam química, então as quantidades de bicarbonato e vinagre a aplicar variam muito. Vai precisar testar várias vezes.
Tenha uma medida de base para os ingredientes
A dica para que os seus testes evoluam é que você comece com uma medida de base, como por exemplo, 1 colher de sopa de bicarbonato e 3 de vinagre (de qualquer tipo). Se perceber que foi demais, lave de novo com xampu e condicionador para zerar e faça um novo teste, dias depois, alterando para mais ou menos, conforme achar necessário. Somente depois de alguns testes você vai começar a perceber o equilíbrio, até porque também vai precisar de tempo para o seu cabelo se readaptar ao novo método.
Dica para cabelo oleoso
Quem tem cabelo muito oleoso, uma dica legal é deixar que o cabelo chegue ao seu ponto máximo de oleosidade antes da próxima lavagem com bicarbonato e vinagre. Assim, você vai conhecer melhor os limites do seu cabelo, e o seu couro cabeludo vai perceber o limite de produção de sebo, então com o tempo essa produção vai começar a reduzir. Deixe a natureza agir e seja paciente.
Como usar
Agora, indo à prática, é muito simples. Você só precisa esperar o dia de lavar o seu cabelo e, ao invés do xampu e do condicionador, vai fazer o seguinte:
- Molhe o cabelo normalmente, com água morna do chuveiro.
- Aplique uma medida (à sua escolha, mas sem excesso) de bicarbonato e massageie bem o couro cabeludo. Enxague.
- Depois, aplique o vinagre, massageie bem o couro cabeludo por alguns minutos. Enxague. Está pronto.
Faça mais testes
Se você perceber que deveria ter usado o vinagre mais nas pontas e não ter passado o bicarbonato nas pontas porque ressecou, tudo bem. Volte a lavar, na próxima vez, com xampu e condicionador para zerar. Então, na próxima vez com bicarbonato de vinagre, mude o processo, e assim vai até chegar o dia em que vai encontrar o equilíbrio perfeito entre quantidade, forma de aplicar e quantidade de lavagens por semana.
Quanto à finalização também fica a seu critério. Não tem problema algum usar finalizadores ou protetor capilar depois da lavagem. Por fim, não se preocupe, pois seu cabelo não vai ficar cheirando à vinagre.