A lavagem intestinal é um procedimento feito através da ingestão de um líquido específico, quando uma pessoa está se preparando para a colonoscopia. Serve para remover as fezes que estão no intestino, deixando-o limpo e permitindo a visualização interna do órgão na hora do exame. Mas, existem outras formas e motivos para fazer.
Veja também: Passo a passo para limpeza do fígado e vesícula em casa
Tipos de lavagem intestinal
A lavagem intestinal pode ser feita de diferentes formas, dependendo do motivo pelo qual está sendo feita. Em todo caso, é importante falar antes com um médico para saber se você pode fazer a lavagem e qual é o método mais adequado.
Lavagem antes da colonoscopia
Quando é feita antes do exame de colonoscopia, a lavagem deve ser recomendada pelo médico, junto com outros cuidados que o paciente deve ter desde o dia anterior ao exame.
Nesse caso, o paciente é orientado a comprar e beber um líquido bem doce, duas vezes por dia, para ir ao banheiro e eliminar as fezes.
Lavagem intestinal para limpeza e revitalização
Mas, muitas pessoas fazem lavagem intestinal para eliminar toxinas, emagrecer e reequilibrar a microbiota intestinal, deixando a saúde mais fortalecida e melhorando o funcionamento do sistema digestivo por completo.
Não há comprovação científica, por estudos, de que a lavagem promove todos esses benefícios em todas as pessoas que fizerem. Além disso, a lavagem faz mais sentido quando a pessoa decide levar um estilo de vida saudável.
Nesses casos, a lavagem pode ser feita usando um kit próprio para isso, que é vendido em farmácias. É um kit que serve para você inserir água no intestino, através do ânus, e depois eliminar toda essa água junto com as fezes acumuladas.
Esse procedimento se chama enema e costuma ser feito com a presença de um enfermeiro, pois exige alguns cuidados. Veja, no vídeo abaixo, o passo a passo de um procedimento de enema:
Veja também: Como fazer limpeza intestinal natural no dia a dia
Para tratar prisão de ventre e preparo de cirurgias
Existe também uma lavagem intestinal chamada hidrocolonterapia. Assim como os outros tipos, é melhor que seja recomendada e orientada pelo médico, quando for se consultar para tratar a prisão de ventre ou numa consulta pré-operatória do intestino.
Nesse procedimento se insere água morna filtrada e purificada através do ânus, permitindo eliminar as fezes acumuladas e as toxinas do intestino. Esse procedimento é diferente do enema, que apenas elimina as fezes da porção inicial do intestino, enquanto a hidrocolonterapia faz uma limpeza intestinal completa.
Artigo com informações de Tua Saúde