A menos que você more numa das regiões mais frias do Brasil, não faz sentido construir uma lareira de alvenaria na sua casa. E mesmo para quem mora nessas regiões, como Sul e Sudeste, pode ver mais vantagens nas lareiras ecológicas do que nas comuns. Veja as diferenças.
Lareiras ecológicas por quê?
As lareiras ecológicas funcionam com a queima do álcool etílico ou etanol como combustível. Por não usarem madeira, são mais amigáveis ao meio ambiente, emitindo menos poluentes.
A quantidade de gás carbônico produzida é muito baixa. Também não há produção de fumaça ou fuligem, portanto, não é necessária a chaminé.
Também pode comprar fluidos específicos para as lareiras ecológicas, tornando-as ainda mais sustentáveis.
Aproveite e veja: 8 dicas para organizar sua sala de estar
Como funcionam as lareiras ecológicas?
Existem lareiras ecológicas de diversos modelos e tamanhos, fixas ou portáteis, muito chiques e mais simples. A lareira possui um queimador ou uma câmara de combustão, onde é colocado o combustível. Geralmente, 1,5 litro de álcool dura cerca de 4 horas e é capaz de aquecer ambientes pequenos e médios. Para acender, pode usar isqueiros com hastes metálicas.
Cuidados para a instalação
Por mais que ofereçam praticidade e sustentabilidade, as lareiras ecológicas precisam de alguns cuidados para a instalação correta:
Se for fixa, o nicho onde será instalada a lareira ecológica deve ser preparado para recebê-la, revestindo com pedra, mármore ou cimentícios.
O material deve estar no esquadro e prumo interno para devida dilatação do metal, evitando assim ruptura no acabamento.
Se a lareira for móvel, apenas cuide para mantê-la longe de coisas inflamáveis e manter o local ventilado.
Cuidado na hora de usar
Caso o tempo de duração do fogo acabe e você queira manter o aquecimento mais um pouco, espere esfriar o queimador por, pelo menos, 30 minutos e reabasteça. Nunca coloque mais fluido com ela quente e muito menos acesa.
Desvantagens
Esses modelos de lareiras não são perfeitos. Se você quiser uma para uso externo, tenha em mente que será mais decorativa do que uma fonte de aquecimento.
Mesmo na área interna, ela demora mais para aquecer o ambiente do que as lareiras à lenha. Então, precisa programar o tempo que vai querer usá-la para garantir um bom resultado.
Veja também: Glamping: conheça os acampamentos de luxo pelo Brasil