Menu

Sabia que comer laranja na feijoada faz bem à saúde?

A laranja é deliciosa, refrescante e combina muito bem com a feijoada, não só pelo sabor

Crédito: Freepik

Publicidade

É de conhecimento comum que a laranja é uma fruta rica em vitamina C. Por isso pode ser consumida todos os dias. Muitas pessoas que apreciam uma deliciosa feijoada gostam de colocar algumas rodelas de laranja no prato para acompanhar, mas nem todas sabem que esse é um ótimo hábito para absorverem o ferro presente no feijão. É por isso que laranja na feijoada faz muito bem à saúde.

Existem dois tipos de ferro

Mas calma, porque sempre há ressalvas. Primeiro é válido separar os dois tipos de ferro: o orgânico, também chamado de “ferro heme”, e o inorgânico, conhecido como “não-heme”.

O ferro orgânico é aquele encontrado principalmente nas fontes de proteína animal, como carne vermelha, peixe, frango e ovos. Ele é absorvido com mais facilidade pelo organismo, sem ajuda de outros nutrientes.

Já o ferro inorgânico é o tipo presente nas leguminosas, como o feijão, e em muitos outros vegetais, como a couve, que também costuma estar na mesa da feijoada.

Publicidade

Esse tipo de ferro não é muito absorvido pelo organismo, então são necessários outros nutrientes para ajudar na absorção do ferro. Um dos nutrientes que cumpre com essa função é a vitamina C presente na laranja.

Como a laranja na feijoada melhora a saúde?

Bem, já vimos que a laranja na feijoada faz bem porque sua vitamina C ajuda o organismo a absorver o ferro inorgânico presente no feijão e na couve.

Mas, de forma mais específica, funciona assim: o nome correto da vitamina C é ácido ascórbico. Esse ácido oxida o ferro e faz com que ele fique mais solúvel e, assim, seja absorvido com maior facilidade pelo organismo.

Qual é a quantidade ideal de laranja?

Quando a laranja está na mesa de acompanhamentos da feijoada, costuma ser em rodelas. As pessoas colocam algumas rodelas no prato e vão misturando ao feijão.

Publicidade

Só que apenas umas rodelas pode ser pouco. O ideal é comer mais laranja depois do almoço, pode ser uma laranja inteira ou metade, caso já tenha consumido algumas rodelas junto com o feijão.

Se preferir, também pode tomar suco de laranja ou de outra fruta cítrica, como limão, tangerina, acerola, goiaba, kiwi e morango, igualmente ricas em vitamina C.

O que não comer depois da laranja na feijoada?

Preste atenção nessa dica para que o seu esforço de comer laranja na feijoada não seja em vão. Existem alguns compostos de alimentos que prejudicam a absorção do ferro inorgânico presente no feijão e na couve.

Publicidade

Alguns exemplos são o leite e seus derivados, e também o café, que tantos fazem questão de tomar após o almoço. Deixe esses alimentos e bebidas para mais tarde, evitando que eles atrapalhem a digestão e absorção do ferro.

Veja também:

Artigo com informações de nutrólogos e nutricionistas consultados por UOL Viva Bem

Sair da versão mobile