Lança-de-são-jorge cuidados gerais
Crédito: Freepik

Lança-de-são-jorge: veja como é fácil cuidar dessa planta

Para quem não tem prática no cultivo de plantas, aqui está a planta perfeita para começar

Publicidade

Lança-de-são-jorge é a planta irmã da espada-de-são-jorge. A diferença entre elas está no formato das folhas. Enquanto a espada tem folhas mais abertas e largas, a lança tem um formato fechado e cilíndrico, bem como uma lança, por isso o nome popular. Mas, o nome botânico dessa planta é Sansevieria.

Características gerais da lança-de-são-jorge

Essa planta é de origem africana, e embora seja bastante resistente e de fácil cultivo, precisa ser cultivada com cuidado porque é tóxica. É você que precisa ter cuidado, inclusive mantendo a planta longe das crianças e animais de estimação.

Porém, vale a pena tê-la em casa, não só por sua beleza e facilidade de cultivo, mas também porque ela ajuda a purificar o ar do ambiente, absorvendo os formaldeídos liberados pela madeira, carpete e tecidos sintéticos. Tanto que entrou para a lista da NASA das melhores plantas purificadoras do ambiente.

Terra para plantio

Crédito: Selvvva

A rusticidade da lança-de-são-jorge já começa na terra de cultivo. Ela não é exigente, inclusive se desenvolve bem mesmo em solos pobres em nutrientes. Não precisa se preocupar em colocar uma terra muito fértil rica em matéria orgânica e equilibrar o pH certinho, pois não tem essa necessidade.

Publicidade

Luminosidade

Da mesma forma que a planta não é exigente com o solo, ela é muito flexível quanto à luminosidade. Pode ser mantida no sol, na meia sombra ou na sombra, desde que não seja um ambiente totalmente escuro, sem nenhuma janela. Mesmo assim ela vai durar um bom tempo pela sua resistência fora do comum. E se for tirar ela da sombra para colocar no sol pleno, faça isso de forma gradual, um pouco por dia, até ela se habituar.

Regas

Crédito: Cristina Braga

Claro que nenhuma planta sobrevive a meses sem água. Mas, a lança-de-são-jorge é bem resistente, então se você esquecer de regá-la por uma ou duas semanas, ela vai continuar bonita e forte. Mesmo assim, regue sempre quando perceber que a parte de cima do solo está seca.

Adubação

Não é necessário adubar a lança-de-são-jorge com uma frequência de três ou quatro meses, como muitas plantas precisam. Se você adubar uma ou duas vezes por ano, está tudo bem. O melhor é misturar na terra um pouco de húmus de minhoca ou esterco curtido, que são orgânicos e não prejudicam a planta.

Reprodução

Crédito: Cristina Braga

Se você tem uma lança-de-são-jorge adulta e saudável, e quer transformá-la em duas, três ou quatro plantas, faça a reprodução por divisão de touceiras. Ou seja, tire a planta toda do vaso, com cuidado para preservar as raízes, e separe-a desde a raiz em mais partes. Depois é só replantar cada parte separada em um novo vaso e continuar os cuidados de sempre.

Publicidade

Veja também: Como cultivar pedilanthus

PODE GOSTAR TAMBÉM