Já deve ter ouvido falar do sal dos Himalaias. Este sal é considerado o mais puro e limpo que existe, e por isso é vendido a um preço mais alto. O que nem todo mundo sabe é que, além da extração do sal para consumo, também são extraídos cristais de sal das montanhas mais profundas do solo dos Himalaias, de dentro de cavernas muito antigas, que começaram a existir desde quando a Terra começou a se formar, há milhões de anos.
O que essas lâmpadas têm de diferente?
Na verdade não são as lâmpadas, e sim, as luminárias feitas deste sal dos Himalaias. Depois de serem extraídas, elas são lapidadas, com muito cuidado para não derreterem, é feita uma base de madeira e colocada uma lâmpada de baixa voltagem dentro.
Essas luminárias são lindas peças decorativas que enriquecem os ambientes por serem exóticas. Mas, também oferecem uma ação de equilíbrio entre as pessoas e os ambientes. Nas áreas urbanas, há muitos íons positivos (gerando cargas estáticas), enquanto nas áreas naturais há mais íons negativos.
O motivo é que nas cidades as pessoas estão constantemente expostas à poluição, aos produtos eletrônicos e aos tecidos sintéticos. Logo, a energia estática está por toda parte, deixando os ambientes muito carregados, pesados e com risco de choques elétricos.
Então, ter uma luminária dessas em casa, rica em íons negativos, ajuda a equilibrar as energias do ambiente.
Benefícios das luminárias de sal à saúde
A absorção de mais íons negativos pelo corpo é feita através da respiração e da pele. Eles ajudam a absorver um oxigênio mais puro, aumentando a produção de serotonina, que alivia o estresse e ajuda no equilíbrio do sono, do apetite e do humor.
Essas lâmpadas possuem uma cor alaranjada, que também estimula o bem-estar. São ótimas para manter na sala ou no quarto, deixando os ambientes mais agradáveis e purificados.
- Alivia a tosse;
- Fonte de luz agradável, auxiliando na meditação;
- Limpa e purifica o ar;
- Melhora a qualidade do sono;
- Melhora o humor e a concentração;
- Reduz a radiação eletromagnética gerada por equipamentos eletrônicos;
- Reduz o estresse;
- Reduz os sintomas de alergia e asma.
Manutenção das luminárias de sal
Como essas luminárias são feitas de sal, elas não podem ficar em ambientes úmidos, ou irão derreter. Então, é preciso deixá-las nos ambientes mais secos da casa. Na hora de limpar, até pode passar um pano levemente umedecido, mas logo depois deve passar um pano seco.
Também é recomendado que elas fiquem com a lâmpada acesa por bastante tempo, pois assim se mantêm mais secas e cumprindo com suas funções. Como a voltagem é baixa, não consomem muita energia.
Onde comprar?
Essas luminárias são vendidas em algumas lojas no Brasil, como as Lojas Americanas e a Loja Sênsis. Antes de comprar, verifique se são verdadeiras, com sal legítimo dos Himalaias.