Já parou para observar como você dorme? A posição em que o corpo fica influencia diretamente a qualidade do sono e da saúde.
Segundo um estudo feito nos EUA e publicado na revista científica The Journal of Clinical Gastroenterology, a melhor posição para dormir é de lado, sobre a parte esquerda do corpo. De acordo com a pesquisa, dormir sobre o lado direito agrava a azia, ao passo que dormir sobre o lado esquerdo tende a aliviar a sensação de ejoo, queimação, mal-estar e refluxo.
Embora a explicação para isso não esteja completamente clara, uma das causas apontadas para o fenómeno é a de que dormir sobre o lado esquerdo mantém a junção entre o estômago e o esôfago acima do nível do ácido gástrico. Confira a seguir outros benefícios de dormir sobre o lado esquerdo do corpo:
Benefícios ao dormir sobre o lado esquerdo
Drenagem linfática eficiente
A linfa é responsável por transportar proteínas, açúcares e metabólitos pelo corpo. Como ela é processada pelos nódulos linfáticos, deve ser direcionada para o lado esquerdo. Deitar desse lado facilita o transporte para a renovação e a expulsão de toxinas do corpo.
Melhora a digestão
Essa posição canaliza o suco gástrico e facilita a liberação das enzimas do pâncreas, evitando o tradicional cansaço ao levantar. A sensação de estômago cheio, que acaba impedindo a vontade de tomar um bom café da manhã, também é reduzida com essa técnica.
Facilita o fluxo sanguíneo
Ao deitar com o lado esquerdo para baixo, facilita-se o fluxo de sangue nas veias e artérias principais, auxiliando o trabalho do coração.
Maior conforto para as gestantes
Encontrar uma boa posição para dormir quando se tem um barrigão é complicado, mas uma dica que funciona para a maioria das mamães é a de dormir sobre o lado esquerdo, com um travesseiro entre as pernas. Dessa forma, irá facilitar a circulação sanguínea e a alimentação do bebê, além de contribuir positivamente para a redução dos inchaços e facilitar a digestão, reduzindo a sensação de enjoo pela manhã.
Fantástico não é?
Veja agora esse vídeo com dicas sobre a melhor posição para dormir
Importante: essas dicas não devem substituir uma consulta ao médico!
Fonte: Folha de S. Paulo