Menu

Lacrimejar demais: 5 possíveis causas

Além de incômodo, pode ser sinal de doença. Saiba qual é a hora de ir ao médico

Crédito: Freepik

Publicidade

Quando o olho começa a lacrimejar demais, é um sinal de alerta que não pode ser ignorado. Além de atrapalhar a visão e incomodar muito, pode representar alguma doença. Saiba quais são os principais motivos pelos quais os olhos podem produzir mais lágrimas – ou não conseguir drená-las.

1. Proteção contra o ambiente

Se o lugar onde você está tem muita poeira, é seco, está muito frio ou quente ou tem vapores químicos, seus olhos irão lacrimejar mais que o normal. Isso acontece pois a lágrima cria um escudo de proteção, impedindo que a mucosa fique ressecada. Além disso, também evita que agentes externos se aderem à ela.

2. Redução da drenagem

Da mesma forma que a lágrima é produzida, ela deve ser também drenada. Assim, os olhos estarão sempre lubrificados no ponto. Porém, se os canais de drenagem não estiverem funcionando corretamente, o olho tende a lacrimejar. Para resolver, caso esteja em excesso, há uma cirurgia para isso.

3. Poucas piscadas

Pode parecer bobagem, mas, sim, a quantidade de vezes que você pisca pode estar causando o problema. Muita gente simplesmente esquece de piscar quando está trabalhando ou assistindo TV, por exemplo. Isso causa o ressecamento do olho, o que consequentemente, leva a um aumento das lágrimas.

Publicidade

4. Pterígeo na conjuntiva

Pterígeo ou pinguécula nada mais é do que uma protrusão que acontece sobre a parte branca do olho (conjuntiva). É popularmente conhecida como carne no olho e, quando se forma sobre o canal de drenagem, pode causar um lacrimejamento excessivo.

5. Lentes de contato

Da mesma forma que acontece quando um grão de areia cai no olho, o uso da lente pode ser visto como uma invasão. Portanto, os olhos vão receber muito mais lágrimas que o normal, para lavar a região. Se isso acontece com frequência e principalmente na hora de tirar, pode ser que tenha um problema na córnea.

São muitas as causas para esse problema, mas normalmente nada grave. Porém, é sempre bom verificar com seu oftalmologista como está a saúde dos olhos. Claro que isso inclui relatar sintomas como lacrimejar demais ou ter olhos secos.

Leia também:

Sair da versão mobile