A labirintite é uma inflamação no labirinto que fica na orelha interna. É o labirinto o responsável pelo equilíbrio e pela percepção espacial, como saber quando está de pé ou deitado. Então, quando ele está inflamado, perde suas capacidades e causa sintomas bem desagradáveis que chegam a atrapalhar a rotina da pessoa. Ao desconfiar dos sintomas, muitos se questionam de labirintite dá dor de cabeça. Será que é verdade? Descubra agora.
Labirintite dá dor de cabeça, sim ou não?
Não, a dor de cabeça não é considerada um sintoma de labirintite. O que acontece é que, como existe uma inflamação no labirinto, a pessoa vai sentir dor no local, mas que não é caracterizada como dor de cabeça, e sim, de ouvido.
Mesmo assim, há pessoas com labirintite que também têm dores de cabeça frequentes e que podem ficar mais intensas devido à inflamação, fazendo com que pareçam um sintoma da doença. Então, veja a seguir quais são os sintomas da labirintite.
Sintomas da labirintite
Os sintomas da labirintite estão relacionados às funções do labirinto que, conforme explica o neurologista Willian Rezende em seu site, é composto por uma estrutura óssea com uma delicada rede membranosa que contém órgãos sensoriais periféricos para o equilíbrio e a audição. Então, os sintomas são os seguintes:
Tonturas e vertigens
Esses são os dois principais sintomas, já que a inflamação prejudica as funções do labirinto. A pessoa pode ter tonturas e vertigens ao ponto de não conseguir se levantar, pois perde totalmente o equilíbrio e parece que tudo em volta está girando.
Náuseas e vômito
Como consequência das tonturas e vertigens, a pessoa vai ficar enjoada e poderá vomitar. É o mesmo que acontece com quem não consegue ler enquanto está no carro em movimento porque fica tonta.
Problemas de audição
Como o labirinto também está envolvido na capacidade auditiva, a pessoa com essa inflamação poderá ter zumbido no ouvido e até perda gradual da audição se não for tratada o quanto antes.
Como tratar?
Os sintomas da labirintite podem também surgir como sintomas de outras doenças, como anemia, tumores, derrame e meningite. Por isso, o tratamento varia muito conforme cada caso e só pode ser prescrito pelo médico após o diagnóstico.
Porém, apenas para ter uma ideia, quando se trata mesmo de labirintite, o tratamento pode feito com vasodilatadores, labirinto-supressores, anticonvulsionantes, antidepressivos e drogas para aliviar os sintomas.
O que pode causar dor de cabeça?
Já que a labirintite não dá dor de cabeça, se estiver com dores frequentes é bom consultar um médico para descobrir a causa. Nem sempre a dor de cabeça é um problema preocupante, mas fica quando ocorre com muita frequência e intensidade. As causas variam conforme o tipo de dor, podendo ser:
- Cefaleia tensional: causa dor aguda ou crônica, leve ou moderada, na nuca, na testa ou na parte de cima da cabeça. É causada por excesso de tensão na região em volta do pescoço e ao redor da cabeça.
- Cefaleia em salvas: causa dores pulsáteis muito fortes, de um só lado da cabeça. Pode estar relacionada a distúrbios do sono.
- Enxaqueca: causa dor latejante em um dos lados da cabeça, de intensidade média ou forte, podendo ser incapacitante. É causada por um distúrbio neurovascular crônico.