Kiwi amarelo
Crédito: Freepik

Kiwi amarelo: uma fruta de alto valor nutricional

Se você gosta do kiwi verde, vai gostar de conhecer a versão amarela da fruta, mais doce e saudável

Publicidade

O kiwi é uma fruta bastante popular no Brasil, embora seja nativo da China. Sua versão tradicional é de uma fruta de tamanho médio, em formato oval e de cor verde, mesmo depois de madura. Mas, agora, você vai conhecer o kiwi amarelo e as diferenças positivas para a saúde com relação ao fruto verde.

De onde surgiu o kiwi amarelo?

Também chamado de kiwi-gold ou kiwi-dourado, essa fruta é originária da planta Actinidia chinensis, a mesma que origina o kiwi verde, junto com espécies híbridas originárias do sul da China.

Alguns botânicos, visitando a China no final do século 19, levaram sementes de kiwi para a Europa, Estados Unidos e Nova Zelândia. Nesse último país, ela foi selecionada e melhorada até serem obtidas algumas das variedades hoje cultivadas, as quais receberam naquele país o nome de “kiwi”.

No Brasil, mais especificamente no Rio Grande do Sul, o cultivo de kiwis de polpa verde iniciou-se na década de 80. Já o kiwi amarelo, mais tardiamente, no início dos anos 2000.

Publicidade

Só que as escassas informações culturais sobre aspectos como adubação, pragas, doenças, entre outros, limitaram o crescimento e a expansão da cultura do kiwi amarelo nas últimas décadas.

Entretanto, recentemente, começa a despertar interesse a espécie A. chinensis, que se caracteriza por produzir kiwis sem pelos e com polpa amarela, bem diferente do tradicional que conhecemos.

Características do kiwi amarelo

Conforme explicado em uma Circular Técnica do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária do Governo do RS, estas são as principais características do kiwi amarelo:

“O fruto da espécie A. chinensis possui polpa de cor amarela e epiderme não pilosa [casca sem pelinhos], com a casca apresentando cor castanho-esverdeada a castanho bronzeada. É um fruto climatérico, ou seja, continua o seu amadurecimento em pós-colheita, devendo-se ser colhido com, no mínimo, 6,5ºBrix. Esta espécie apresenta frutos sensorialmente mais doces e aromáticos se comparados à Actinidia deliciosa [ao verde comum], em decorrência principalmente da sua menor acidez. O kiwi de polpa amarela apresenta alta aceitação no mercado, devido ao seu sabor e ausência de pelos na epiderme, melhorando a aparência e facilitando a manipulação e o consumo do fruto.”

Publicidade

Então, vimos que o kiwi amarelo surge como uma opção de maior aceitação do público, já que não tem aqueles pelinhos na casca, tornando-a mais fácil de consumir sem precisar descascar. Além disso, é mais ácido, de sabor mais doce e com textura mais macia.

Por outro lado, para cultivar existe um desafio maior, já que a ausência de pelos na casca facilita o ataque da mosca-da-fruta, que deixa os frutos suscetíveis a fungos e ao apodrecimento precoce.

Também é interessante ressaltar, para quem quiser cultivar, que o tamanho médio do kiwi amarelo é muito influenciado por algumas práticas culturais importantes, como irrigação, adubação e raleio de frutos, bem como de uma boa polinização, sendo este um dos fatores mais importantes para o sucesso da produção.

Publicidade

Benefícios para a saúde

Nesse aspecto dos benefícios à saúde, o kiwi amarelo é tão bom quanto o verde. Aproveite e veja quais são os principais benefícios do kiwi verde para a saúde.

O kiwi amarelo é uma fruta que tem poucas calorias e alto valor nutricional, em especial pela grande quantidade de potássio, ácido fólico, vitaminas C, E e K. Inclusive, conta com mais vitamina C do que uma laranja e do que o kiwi verde.

Sendo assim, o kiwi amarelo é ótimo para consumir junto ou logo após proteínas vegetais, pois a vitamina C da fruta facilita sua absorção pelo organismo.

Publicidade

Como muitos já sabem, a vitamina C também é essencial para o fortalecimento do sistema imunológico, ajudando no combate e na prevenção de doenças.

Por ser uma fruta rica em água e fibras, é uma boa pedida para os meses de verão, em que manter a hidratação é essencial.

O funcionamento do intestino também é beneficiado pela água e fibras da fruta. Como consequência, é uma opção bem interessante para incluir nas dietas de emagrecimento.

Publicidade

Atenção! As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico e ao nutricionista. Fale com esses profissionais para determinar a quantidade adequada de kiwi amarelo que você deve consumir, de acordo com suas necessidades em particular.

Veja também: 5 truques para amadurecer frutas mais rápido

E mais: Ácido fólico engorda: sim ou não?

PODE GOSTAR TAMBÉM