Muitas vezes, somente quando um acidente acontece é que vamos pensar no kit de primeiros socorros. Não espere que uma emergência aconteça e mantenha seu kit completo sempre à disposição.
Para te ajudar a montar um kit útil, elaboramos uma lista com os itens mais importantes, tanto para ter em casa quanto para viajar e estar prevenido no caso de não poder chamar ajuda na hora ou ela demorar para chegar.
Montando kit de primeiros socorros para casa
Comece escolhendo o recipiente onde irá armazenar os materiais. É importante que seja fácil de carregar, de preferência transparente e que esteja bem sinalizado com uma cruz vermelha ou escrito “primeiros socorros” para qualquer pessoa identificar. Pode ser uma bolsa ou uma caixa. Neste recipiente você deverá colocar:
- Paracetamol, ibuprofeno ou ceritizina: são medicamentos que podem ajudar em dores, febre e inflamações;
- Pomada para queimadura: as mais comuns são Bepantol e Nebacetin para ajudar a aliviar a dor de uma queimadura de primeiro ou segundo grau;
- Termômetro: para conferir se há febre;
- Colírio lubrificante: caso haja algum contato com substância irritantes, ele pode ser usado após uma lavagem com água abundante;
- Curativos: do tipo Band Aid ou gase para proteger ferimentos;
- Tesoura sem ponta: se precisar cortar curativos;
- Algodão: para ajudar na aplicação de produtos;
- Ataduras e esparadrapo: para cobrir ferimentos maiores, segurar compressas ou imobilizar membros;
- Luvas descartáveis: para não encostar a pele em fluidos e sangue;
- Antisséptico com álcool iodado: para desinfetar feridas antes de colocar o curativo;
- Soro fisiológico: para limpar machucados.
Kit de primeiros socorros para viagem
No kit para viagem devem haver os mesmos itens do kit para casa, mas ainda podem ser acrescentados:
- Mais uma cartela de cada medicamento;
- Remédio para diarreia, enjoo e dor de estômago;
- Pomada para picada de insetos;
- Uma pequena lanterna;
- Um canivete suíço;
- Rádio autoalimentado com luz e sirene de alerta, LED e Banda do Tempo para não depender de pilhas e baterias em locais sem contato;
- Comida e água extra;
- Toalhas extras;
- Produtos de higiene pessoal;
- Isqueiro.
Pode parecer exagero, mas todos estes materiais serão úteis caso você fique parado na estrada sob as condições do tempo e não consiga chamar ajuda imediatamente. Coloque todo o material em um recipiente à prova de água e de calor.
Dica: Como usar um kit de primeiros socorros?
E se acontecer de alguém ficar desacordado, você sabe como reagir? É muito importante ter esse conhecimento e treinar antes para não entrar em pânico na hora que precisar ajudar. Veja como deve proceder:
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.