Se você se interessa por kefir e por alimentos probióticos em geral, certamente já ouviu falar do kefir de leite, de água e da kombucha. Mas e já conhecia o kefir de água de coco? É sobre essa variação que você vai conhecer a seguir. O que é, quais as propriedades benéficas à saúde e também como fazer em casa.
O que é kefir de água de coco?
O kefir de água de coco nada mais é do que uma variação na preparação do kefir de leite ou de água. Em vez de utilizar o leite integral de vaca ou de cabra, ou ainda a água com açúcar, é a água de coco fresca, direto do coco, que servirá de alimento para a colônia do kefir.
O kefir de água de coco é mais poderoso que a kombucha?
A kombucha e o kefir, seja de leite, de água, de água de coco ou de suco de fruta, são probióticos com características específicas. Em cada um deles há uma variação entre os tipos e quantidade de bactérias e leveduras. Além disso, assim como cada um deles possui suas características próprias, cada organismo humano também é único e pode reagir melhor a um tipo de kefir ou à kombucha.
Portanto, não há como definir qual deles é o melhor, pois são diferentes. O ideal é que você experimente cada um por um tempo, sempre mantendo uma rotina de alimentação equilibrada e saudável, para perceber com qual se adapta melhor.
Propriedades e benefícios
Todos os tipos de kefir são alimentos probióticos, ou seja, que ao serem ingeridos colonizam a microbiota intestinal. As bactérias e leveduras microscópicas que compõem o kefir não são digeridas pelo estômago e chegam vivas ao intestino. Uma vez lá, vão trabalhar para combater as bactérias maléficas que causam doenças e vão ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
Quando esse sistema está fortalecido, ele consegue fazer o papel de manter o corpo protegido do ataque de bactérias ruins, fungos, parasitas e vírus. Também consegue aliviar os sintomas de doenças crônicas que não possuem cura, tornando mais fácil conviver com elas.
Por tudo isso, o kefir é considerado um superalimento, pois sua atuação traz benefícios para todo o corpo. No caso do kefir de água de coco, ainda adiciona-se os benefícios dessa fruta, que são:
- Fornecimento de potássio;
- Fornecimento de magnésio;
- Baixíssimas calorias;
- Rica fonte de antioxidantes;
- Controle da pressão arterial;
- Melhor funcionamento cerebral;
- Desintoxicante;
- Acelerador do metabolismo;
- Diurético que melhora o funcionamento dos rins.
Como fazer e como cuidar
Para fazer o kefir de água de coco, utiliza-se o mesmo processo dos outros tipos de kefir. Veja o que vai precisar e o passo a passo.
Ingredientes
- Muda de kefir de água: 1 ou 2 colheres de sopa;
- Água de coco: de 150 a 300 mililitros;
- Pote de vidro esterilizado: 2 unidades (para fermentar e para armazenar depois de pronto);
- Peneira esterilizada: 1 unidade;
- Voal esterilizado: 1 unidade;
- Borrachinha para segurar o voal: 1 unidade.
Modo de preparo
1. Comece esterilizando todos os materiais que vão entrar em contato com o kefir.
2. Depois, pegue sua muda de kefir de água e coloque dentro de um dos potes de vidro. É recomendado que seja o kefir de água, pois as bactérias cultivadas no leite possuem propriedades específicas para fermentar o leite e podem acabar morrendo. Você pode também reativar uma muda de kefir desidratada ou congelada.
3. Em seguida, cubra a sua muda de kefir com a água de coco. Pode precisar de um ou de dois cocos, desde que sejam in natura, bem frescos. A qualidade do kefir será melhor assim do que se utilizar a versão em caixinha.
4. Não é necessário adicionar açúcar, pois a água de coco já possui frutose, que é o açúcar natural da fruta. É dela que as bactérias e leveduras irão de alimentar.
5. Em seguida, coloque o voal por cima da boca do pote e prenda com a borrachinha.
6. Guarde seu kefir em um armário bem limpo, seco e escuro e deixe fermentar por pelo menos 24 horas.
7. Depois prove e veja se está do seu gosto. Assim como as outras versões, não estará doce, pois o açúcar terá sido consumido pelas bactérias e leveduras.
8. Se estiver bom, coe o líquido para o outro pote de vidro esterilizado, tampe e armazene na geladeira para consumir em até 3 dias.
9. Com a muda que ficou na peneira, recomece o cultivo com uma nova quantidade de água de coco ou apenas com água e açúcar, se preferir.
Caso a muda tenha se multiplicado muito (o que é difícil com apenas uma fermentação), pode dividi-la e guardar uma parte em um saquinho plástico novo e hermético para congelar. Assim, terá uma muda reserva caso a muda ativa seja contaminada ou se quiser doá-la a alguém.
Dica de receita com kefir
Para variar a forma de consumo do seu kefir de água ou de água de coco, você pode preparar o refrigerante natural de kefir. Acompanhe o passo a passo no vídeo abaixo:
Veja também: Água de coco engorda?