Se você ainda não sabe o que é kefir, não se preocupe. O alimento trata-se de um probiótico milenar, mas que ficou mundialmente famoso apenas nos anos 1980. Os benefícios do kefir são muitos e consumir o alimento de origem turca pode fazer uma grande diferença na sua saúde.
Produzido a partir de microrganismos vivos em combinação com água, leite ou outros líquidos, é rico em vitaminas, proteínas e aminoácidos. Veja mais sobre os grãos de cultura biológica, como prepará-los e bebê-los, como cultivá-los e por que eles são sinônimo de bem-estar.
Benefícios do kefir
Originalmente, o kefir foi criado para tratar do sistema intestinal, prevenindo cólicas e gastroenterites. Depois é que médicos e cientistas notaram os muitos benefícios do kefir como um alimento funcional.
1. Regular o intestino
Sabe aquela prisão de ventre chata que fica indo e vindo? Consumir kefir acaba com isso. O probiótico regula o intestino, deixando-o como um reloginho. Quem bebe água de kefir diariamente em jejum diminui ainda as chances de contrair bactérias do trato gastrointestinal.
2. Melhora a absorção dos nutrientes
Ele reduz drasticamente a acidez estomacal em excesso. Esse é um dos benefícios do kefir para gastrite, além de melhorar a digestão, fazendo com que você absorva melhor os nutrientes. E, apesar de ácido, acaba com o refluxo e previne úlceras.
3. Estimula a produção de lactase
Se você é intolerante à lactose, saiba que o alimento, mesmo em leite, não tem lactose e ainda faz com que o seu organismo produza lactase, a enzima que está em falta no seu corpo.
4. Melhora a saúde digestiva
É uma alternativa a tratamentos medicamentosos em casos de gastrite e Síndrome do Intestino Irritável (SII). As leveduras contidas no kefir atuam ainda em crises de colite, protegendo o cólon e combatendo possíveis inflamações.
Por isso, também é ótimo para o fígado, pois reduz e controla a bílis.
5. Previne dores nas articulações
O kefir de leite é rico em cálcio e em lactobacilos vivos, como a L. casei. Diversos estudos mostram que a ingestão diária do alimento diminui consideravelmente os processos inflamatórios e a rigidez nas articulações.
Mesmo quando misturado em outros produtos, como iogurtes e queijos, o kefir ajuda a aumentar a produção de líquido sinovial, que está presente em suas cartilagens e tem como função amortecê-las para protegê-las do impacto.
Por causa disso, o tratamento com kefir é bastante recomendado por médicos a pacientes com doenças reumáticas, como a artrite, por exemplo. Imunologistas acreditam que as bactérias do intestino estejam ainda diretamente ligadas aos problemas de articulações.
6. Ajuda no aumento da imunidade
Para esses imunologistas, os benefícios do kefir estão não só em auxiliar os problemas articulares, como também melhora o sistema imunológico. Principalmente em pessoas com doenças autoimunes. É um dos mais importantes benefícios do kefir.
7. Melhora o humor
Abundante em triptofano, também atua no seu humor e na sensação de bem-estar. O triptofano é um aminoácido precursor de serotonina, a principal substância associada ao bom humor.
Quando ocorre a carência desse aminoácido, você pode ter depressão, compulsões alimentares, insônia e outros problemas de saúde neurológica e mental.
Uma investigação científica mostrou que as bactérias presentes no intestino influenciam diretamente no nosso bom humor. Quem faz uso do kefir tem mais disposição e acaba por ser menos influenciado por distúrbios psicológicos como a depressão. Por ajudar a equilibrar os níveis de triptofano, evita também a hiperatividade.
8. Colabora na perda de peso
O kefir sozinho não faz milagre. Todavia, ele potencializa o processo de emagrecimento, pois possui diversos aminoácidos que ajudam no aumento da massa magra. Além disso, regula a flora intestinal, diminui a acidez estomacal e contribuiu para a sensação de saciedade.
Por conta do triptofano, um dos benefícios do kefir é justamente evitar aqueles rompantes de gula, quando você está triste ou estressado. Ou seja, seu uso com uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios físicos pode levar a uma perda de peso considerável.
Em pacientes obesos, muitos estudos comprovaram que o ele é um ótimo aliado e influencia no bom funcionamento do metabolismo.
9. Promove a saúde íntima
O kefir é um medicamento caseiro e natural para o trato vaginal e de infecções urinárias. A vagina é composta por uma flora de bactérias que, quando estão em desequilíbrio, podem afetar a saúde da mulher. Entre esses problemas, os mais comuns são a candidíase de repetição e a vaginose bacteriana.
Estima-se que existam pelo menos 50 espécies de microrganismos no órgão sexual feminino. Os lactobacilos fazem parte dessa colônia e também estão presentes no kefir. Alguns estudos relevaram que as mulheres consumidoras do alimento probiótico têm menos infecções nesse sentido.
Antes de apostar em tratamentos alternativos, fale com o seu ginecologista e veja se essa é a melhor opção para você.
10. Melhora o cabelo e a pele
Quando o intestino não vai bem, um dos primeiros sintomas é o reflexo no seu exterior. A pele fica esquisita, você pode sofrer com acne, dermatites e outras doenças proveniente da carência de nutrientes. O seu cabelo também fica mais fraco e debilitado.
Quem tem doenças autoimunes, como a alopecia, também apresenta disfunções no cabelo e na pele que pode baixar, e muito, a autoestima. O uso do kefir diariamente pode evitar tudo isso, pois contribui para uma melhor absorção dos nutrientes, deixando seu cabelo, pele e unhas muito mais saudáveis.
11. Auxilia no desenvolvimento do feto
Os benefícios do kefir para gestante também são muitos. Primeiro porque os lactobacilos estão presentes no líquido amniótico, onde está o bebê. O bebê ingere esse líquido o tempo todo, por isso o consumo do kefir também favorece a criança.
Segundo porque contém ácido fólico, que é essencial no bom desenvolvimento do feto. É essa substância que dá origem a uma série de tecidos e até a uma parte do DNA. Além disso, é um grande reforço para o sistema imunológico, prevenindo doenças e evitando infecções, especialmente aquelas que possam provocar diarreia e vômito, que são perigosíssimas para as futuras mamães.
12. Previne enjoos na gravidez
Os probióticos lácteos previnem aquele enjoo tradicional da gravidez. E depois que o bebê nasce, pode-se ingerir produtos com kefir tranquilamente, pois eles passam para neném através da amamentação e são extremamente benéficos.
Kefir de água
Existem diversos tipos de kefir, entretanto, os dois mais comuns são os de água e de leite. O kefir de água é cultivado em água com açúcar. Além disso, você pode juntar aos grãos do kefir de frutas e vegetais. Isso resultará em uma água gaseificada muito nutritiva e rica em lactobacilos vivos.
Outra forma de enriquecer o valor nutricional do seu kefir é produzi-lo em água de coco. Normalmente você encontra os grãos para doação em diversas lojas especializadas ou grupos em redes socais. Como ele se dissemina rapidamente, é possível dividi-lo com outras pessoas.
Em água, ele tem todos os benefícios citados acima e muito mais. É muito usado por pessoas com intolerâncias alimentares. Apesar de ser produzido por um organismo vivo, é vegano e natural, podendo ser utilizado por todos os grupos alimentares.
Como fazer?
Para aproveitar todos os benefícios do kefir em água, basta seguir os seguintes passos. É muito simples veja abaixo:
Ingredientes
Água filtrada: 1 litro;
Açúcar: ¼ de xícara (chá), use mascavo ou demerara;
Grãos de kefir: 4 colheres (sopa);
Pote de vidro: 1 unidade já esterilizada.
Modo de preparo e ingestão
- Antes de tudo, aqueça um copo da água filtrada e assim que estiver quente, misture com o açúcar;
- Depois de misturar bem coloque no pode de vidro, adicione o restante da água em temperatura natural e os grãos do kefir;
- Feche bem com toalha de papel e elástico e deixe fermentar longe da luz por 24 horas;
- Depois de fermentado, basta coar, preparar a água novamente e a água que sobrou você pode beber ou usar em receitas. O ideal é ingerir esse líquido em jejum, para potencializar as ações no intestino.
Kefir de leite
Já o kefir de leite oferece ainda mais vantagens, pois possui mais cálcio e proteínas. É ótimo para as grávidas e pessoas que praticam atividade física mais intensa. Com apenas 37 calorias por porção, você pode adicionar esse alimento em muitas receitas com laticínios, como queijos e iogurtes.
E se você pensa que o gosto é ruim, está muito enganado. A coalhada do kefir fica uma delícia e pode substituir alimentos gordurosos facilmente. Você pode ingeri-lo uma vez ao dia, como lanche da manhã ou da tarde.
Como fazer?
Fazer o kefir de leite é ainda mais simples que a versão na água. Basta juntar os grãos de kefir a uma quantidade de leite fresco. Se quiser, pode inclusive utilizar leite sem lactose ou de cabra, que são mais saudáveis. A versatilidade é mais um dos muitos benefícios do kefir.
Ingredientes
Leite da sua preferência: 1 litro;
Grãos de kefir: 4 colheres (sopa);
Pote de vidro: 1 undiade já esterilizada.
Modo de preparo e ingestão
- Basta misturar o leite e o kefir em um pote de vidro e tampá-lo com papel toalha e elásticos;
- Deixe fermentar por 24 horas em um local fresco e longe de qualquer incidência da luz solar;
- Coe e beba imediatamente. Depois é só recolocar os grãos em mais um litro de leite e seguir com o processo.
Como cuidar do kefir?
Cuidar do kefir, às vezes, pode ser complicado. Você deve coá-lo e mudar sua água ou leite diariamente, para que o microrganismo não morra. Como saber se o kefir morreu? Quando estragam, os grãos mudam imediatamente de cor, perdendo a sua textura incolor e elástica.
O cheiro também muda; se ele estragar, fica muito azedo e forte. Por isso, é vital usar produtos de qualidade e água filtrada no cultivo das suas bactérias do bem, do contrário, você coloca em risco a sua saúde.
Se for viajar, deixe o seu kefir com um amigo ou vizinho que poderá cuidar dele na sua ausência. Durante o dia, lembre-se de colocá-lo longe do sol. A temperatura ideal para o kefir é mesmo o calor, entre 25ºC e 35ºC, por isso, nada de pôr ele na geladeira!
Em dias mais frios, ele pode demorar mais que 24 horas para fermentar. Se esse for o caso, você poderá deixá-lo mais tempo na mesma composição antes de ingeri-lo. Você também pode congelá-lo, todavia, isso deve ser feito com cautela.
Receitas
Que tal inovar na cozinha e contribuir para que toda a sua família aproveite os benefícios do kefir? Veja algumas receitas deliciosas com o uso do probiótico.
1. Queijo
Aprenda a fazer um queijo branco, fresco e delicioso para contribuir para a sua dieta!
Ingredientes
Leite da sua preferência: 2 litros;
Kefir em leite coado: 500 ml;
Sal: a gosto.
Modo de preparo
- Primeiro, ferva o leite. Quando levantar a fervura, adicione o líquido do kefir, o sal e os temperos que desejar e continue mexendo;
- Mexa por mais uns minutos e desligue;
- Deixe o leite talhar. Normalmente leva entre 5 e 10 minutos;
- Depois de frio e talhado, vire a mistura em um pano de algodão limpo dentro de uma peneira. Isso fará com que todo o soro saia;
- Aperte bem e escorra bem, depois transfira o queijo, enrolado no pano, para um pote plástico e leve a geladeira por 12 horas.
2. Yakult caseiro
Se você adora Yakult, fazê-lo em casa é uma boa maneira de ter os benefícios do kefir. A receita é bem simples!
Ingredientes
Leite da sua preferência: 300 ml;
Kefir em leite coado: 500 ml;
Essência de limão: 1 gota;
Açúcar ou adoçante: a gosto.
Modo de preparo
- Em uma garrafa de vidro esterilizada, adicione o líquido resultante do seu kefir, o leite e a essência de limão;
- Para adoçar, pode adicionar uma colher de sopa de açúcar mascavo ou uma colher de chá de stévia;
- Feche a garrafa e agite bem. Está pronto, agora é só beber!
3. Lassi com manga
A batida é sucesso para quem quer fazer um lanche substancioso, sem engordar, e aproveitar os benefícios do kefir. Se quiser, pode fazer essa receita com água e kefir em água em vez de leite. Basta substituir os ingredientes com as mesmas medidas. Confira!
Ingredientes
Leite da sua preferência: 1 xícara (chá);
Kefir em leite coado: 1 xícara (chá);
Manga: 1 inteira sem casca e cortada;
Cardamomo: 3 sementes;
Agave: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Tire a casca das sementes de cardamomo e descarte;
- Coloque todos os ingredientes em um liquidificador e bata bem até ficar cremoso.
4. Suflê de espinafre
Ingredientes
Manteiga: 4 colheres (sopa);
Farinha: 4 colheres (sopa);
Leite de kefir: 1 xícara (chá);
Cominho: a gosto;
Noz moscada: a gosto;
Cream cheese: 2 colheres (sopa);
Espinafre: 3 xícaras (chá) cozido e picado;
Ovo: 2 unidades, com gemas e claras separadas.
Modo de preparo
- Deixe a manteiga derretendo em uma panela e complemente com a farinha e, logo em seguida, o leite de kefir;
- Mexa esses componentes, até que fiquem bem misturados;
- Adicione o cominho e a noz moscada;
- Coloque o cream cheese e posteriormente, o espinafre. Mexa até que derreta;
- Comece a bater as gemas com um garfo;
- Espere que engrosse e já pode desligar;
- Coloque em uma forma untada e ponha no forno preaquecido a 180ºC por 30 minutos.
5. Patê com especiarias
Ingredientes
Azeitona verde: 7 unidades sem caroço;
Kefir de leite: ½ xícara (chá);
Alho desidratado: 1 colher (café);
Cebolinha desidratada: 1 colher (café);
Azeite: 1 fio;
Pimenta do reino: 1 pitada;
Pimenta de cheiro: a gosto;
Sal: a gosto.
Modo de preparo
- Coloque todos os componentes no liquidificador e bata até ficar homogêneo;
- Bote em um recipiente fechado e o guarde na geladeira, para conservar.
6. Salada de frutas
Ingredientes
Banana prata: 2 unidades;
Kiwi: 1 unidade;
Maçã: 1 unidade;
Mamão papaia: ½ unidade;
Uva roxa: 100g;
Morango: 5 unidades;
Laranja: suco de ½ unidade.
Ingredientes do creme
Kefir de leite: ½ xícara (chá);
Mel: 1 colher (sopa).
Modo de preparo
- Pode descascar e retirar as sementes de cada fruta;
- Pique-as em pedacinhos e coloque em um recipiente;
- Adicione o suco da laranja e misture;
- Em outra tigela, reúna o kefir com o mel e mexa bem;
- Despeje este creme na salada de frutas;
- Deixe na geladeira descansando por uma hora antes de comer.
7. Vitamina de morango
Ingredientes
Morango: 100g;
Kefir de leite: 1 xícara (chá);
Leite desnatado: ½ xícara (chá);
Mel: 4 colheres (sopa).
Modo de preparo
- Reúna cada componente no liquidificador e bata;
- Pode servir prontamente.
8. Sopa verde
Ingredientes
Kefir de leite: 750 ml;
Pepino: 1 unidade média;
Agrião: 1 xícara (chá) picado;
Salsinha: 1 ramo picado;
Pimenta do reino: a gosto.
Modo de preparo
- Deixe o kefir bater com as especiarias em um liquidificador;
- Adicione os pepinos em cubos;
- Está pronta a sua sopa fria, pode servir.
9. Maionese
Ingredientes
Leite de kefir: 1 xícara (chá);
Limão: suco de ½ unidade;
Mostarda: ½ colher (chá);
Ovo: 1 gema cozida;
Sal: ½ colher (chá);
Azeite: a gosto.
Modo de Preparo
- Misture o kefir com o suco de limão e ponha para bater;
- Adicione a mostarda, o sal e a gema amassada;
- Coloque o azeite gradativamente, para testar a textura.
10. Requeijão
Ingredientes
Iogurte de kefir de leite: 300ml;
Queijo de kefir: 100g;
Kefir em soro: 1 xícara (chá);
Fécula de batata: 2 colheres (sopa);
Óleo de coco: 1 colher (sopa);
Sal: 1 colher (chá).
Modo de Preparo
- Dissolver o iogurte de kefir com a fécula de batata;
- Colocar esse conteúdo na panela e mexa sem parar até que fique mole e levemente cremoso;
- Coloque em um liquidificador com outros ingredientes e bata bem;
- Deixar na geladeira por 8 horas e pronto.
11. Danoninho caseiro
Ingredientes
Kefir de leite: ½ litro;
Ricota: 250 g;
Leite condensado light: 100 ml;
Gelatina em pó sem açúcar: 1 pacote;
Água quente: 1 xícara (chá).
Modo de preparo
- Dissolva a gelatina na água quente;
- Misture todos os ingredientes e bata com a gelatina em um liquidificador;
- Deixe algumas horas na geladeira até firmar e está pronto.
Contraindicações
Apesar dos muitos benefícios do kefir, ele pode fazer mal a algumas pessoas. Quem tem doenças hepáticas deve fazer uso restrito ou sob orientação médica. Isso porque o probiótico pode produzir álcool.
Também a versão de leite não é indicada a pessoas com alergia ao leite ou à proteína animal.
Fontes: EPMA, Journal of Antimicrobial Agents, NCBI e Anais da Mostra de Pesquisa em Ciência e Tecnologia 2017