A kalanchoe é uma planta bastante popular no Brasil, pois é uma das principais escolhidas na hora de presentear ou decorar mesa de festas. Ela é barata e fácil de cultivar, além de muito bonita com suas flores delicadas e de tons variados.
Essa é uma planta suculenta, da família das crassuláceas, originária da África. O nome científico dela é Kalanchoe blossfeldiana, mas também conhecida por calandiva (que na verdade é uma irmã quase gêmea dela), flor-da-fortuna e planta-da-felicidade.
Diferença entre kalanchoe e calandiva
A kalanchoe e a calandiva são irmãs, bem parecidas. A única diferença está no formato das flores. Enquanto a kalanchoe tem flores simples, com uma camada de pétalas, a calandiva tem camadas dobradas de pétalas, como nessa imagem acima. Mas os cuidados com ambas são os mesmos.
Cuidados para um bom cultivo
Quando você ganha uma kalanchoe, ela geralmente está florida. Então, nesse caso, você só precisa colocar ela no local adequado e apreciar sua beleza, sem se preocupar em adubar. Mas, a floração vai acabar e é importante saber todas as dicas de cultivo para que a sua planta continue viva e saudável ao longo dos anos.
Iluminação
Embora não seja regra, boa parte das plantas suculentas gosta de sol. No caso da kalanchoe, essa regra também vale. Ela gosta de pelo menos algumas horas de sol por dia, seja da manhã ou da tarde. Então, deixe-a perto de uma janela ou local onde pegue sol. Mas, quando terminar a floração, é importante dar a ela 12 horas de sombra por dia para que descanse e se revigore enquanto se prepara para florir de novo.
Regas
A rega deve ser feita assim que você perceber o substrato seco. No verão podem ser feitas duas regas por semana, pois a terra seca mais rápido. Já no inverno, uma vez por semana costuma ser o bastante. Mesmo assim, verifique se o substrato já está seco na superfície antes de regar.
A quantidade de água para dar a ela em cada rega é até ver que está saindo água por baixo do vaso (que teve ter furinhos). Se o vaso estiver em um pratinho, descarte essa água que ficar sobrando.
Podas da kalanchoe
Depois de cada floração, as flores dessa planta vão murchando. Então, você pode ir limpando ela para que esteja mais forte na próxima floração. Vá tirando as flores secas, e se a planta estiver muito murchinha, vá cortando na base os caules mais prejudicados. Use uma tesoura de poda bem limpa para isso, ou poderá contaminar a planta.
Transplante
Se estiver cuidando muito bem da sua flor-da-fortuna, ela vai crescer e logo ficará desproporcional ao tamanho do vaso. Então, escolha um vaso um pouco maior, coloque uma terra bem aerada e rica em matéria orgânica, e coloque sua planta dentro desse novo vaso. Cubra com mais substrato e regue. Faça isso apenas depois que passar a floração.
Adubação
Quando for adubar a planta, também após a fase de floração, pode alimentá-la com farinha de osso, torta de mamona ou NPK 20-20-20.
Reprodução da kalanchoe
Para aumentar a quantidade de kalanchoe na sua casa, com vários vasos, você pode fazer a reprodução dela por estaquia. Você irá cortar um dos caules, na base, que esteja bem saudável e com pelo menos 5 centímetros de altura. Vai remover as folhas da parte de baixo do caule, deixando só as que estão na parte de cima, e esperar uns dias para a base secar. Depois é só replantar, espetando na terra de um novo vaso e fazendo uma rega.
Veja também: Como fazer inseticida e cicatrizante caseiro para as plantas