Menu

Julho Amarelo: Mês de luta contra a hepatite viral

Julho é o mês dedicado à luta contra essa doença, mas a prevenção deve acontecer todos os meses, todos os dias.

Imagem: Freepik

Publicidade

Existem diferentes tipos de hepatite, inclusive variam quando é uma hepatite viral. Essa é uma doença que merece atenção, por isso, o Julho Amarelo é o mês da conscientização.

Então, para começar, vamos esclarecer que a hepatite viral é causada por vírus e seus tipos são classificados pelas letras do alfabeto em A, B, C, D (Delta) e E.

Vamos conhecer agora esses tipos de hepatite viral e saber por que é tão importante apoiar a campanha do Julho Amarelo para conscientizar sobre os riscos dessa doença.

Tipos de hepatite viral

Todos os tipos de hepatite afetam o funcionamento do fígado, que é um órgão essencial no corpo humano, responsável por manter as reservas de ferro, vitaminas e sais minerais, e por produz a bile, líquido ácido responsável pela digestão dos alimentos e pela desintoxicação do organismo.

Publicidade

Veja como cada tipo de hepatite viral pode afetar o organismo e como é transmitida, de acordo com informações do Ministério da Saúde do Brasil:

Hepatite A: é o tipo mais comum, que costuma surgir em pessoas que vivem em condições precárias de higiene, sem acesso ao saneamento básico adequando. Para este tipo de hepatite viral existe vacina e, quando a pessoa contrai, costuma se curar sozinha, pois é uma infecção leve.

Hepatite B: esse é o segundo tipo que mais afeta as pessoas. A transmissão é por contato direto com sangue contaminado, que pode acontecer por compartilhamento de agulhas ou durante uma relação sexual com pessoa contaminada. Por isso, uma das formas de evitar é usando preservativo e também com a vacinação.

Hepatite C: esse é um tipo mais perigoso de hepatite viral, tanto que pode causar cirrose, câncer de fígado e levar à morte. Para este tipo não há vacina e muitas pessoas que contraem precisam de transplante de fígado. O contato direto com sangue contaminado é a principal forma de transmissão.

Publicidade

Hepatite D: esse tipo afeta apenas as pessoas que já estão infectadas pela hepatite B, portanto, a vacina para o tipo B também acaba protegendo contra o tipo D.

Hepatite E: esse vírus é transmitido por via digestiva (transmissão fecal-oral), principalmente em pessoas que vivem sem boas condições de higiene e saneamento básico (como na hepatite A). A forma mais grave da doença ocorre em mulher grávidas.

Sintomas gerais

Nem sempre a hepatite viral vai apresentar sintomas no início. Mas, quando surgem, e de modo geral, os sintomas são cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

Publicidade

Ao notar qualquer um desses sintomas, vá ao médico para fazer exames e agir o quanto antes, evitando que a doença atinja uma forma mais grave.

Veja também: Cirrose hepática: saiba o que é, os sintomas e tratamento

Sair da versão mobile