Cada vez mais os jovens estão apresentando problemas na coluna. E o mais estarrecedor é que eles são comuns somente em pessoas idosas. Além de ser preocupante, pode ser um indicador para a necessidade de algumas mudanças importantes. Isso porque a causa de todo esse problema está no estilo de vida e, principalmente, no celular.
João Bergamaschi, ortopedista especialista em cirurgia de coluna, disse recentemente em entrevista que jovens de 20 anos estão apresentando problemas que antes eram vistos aos 50. Além disso, “há um aumento na procura por cirurgia de coluna para pacientes na faixa dos 40 anos devido a complicações que antes eram vistas apenas em pacientes com 60, 65 anos“.
Jovens passam muito tempo sentados
Primeiro de tudo, é importante saber que quando se está falando de jovens, não são necessariamente só os adolescentes. Além de ter esse grupo, também as pessoas com 20 a 30 anos sofrem com o problema. Isso porque estão fazendo escolhas nada saudáveis para a vida, como um todo.
Por exemplo, grande parte da vida eles passam sentados. Tanto para trabalhar, estudar ou se distrair. Seja com o celular, televisão ou jogos, a tendência é que fiquem sentados, olhando para uma tela. É aí que o corpo todo vai começar a reclamar, principalmente a coluna vertebral.
Isso porque, dado o sedentarismo, a musculatura que ajuda a manter o esqueleto saudável não está exercendo seu papel. Também há maior chance de aumento de peso, causando sobrecarga em uma estrutura fragilizada. Porém, o grande vilão não é nenhum desses pontos, apesar de relevantes. É o uso indiscriminado e incorreto do celular que está acabando com sua coluna.
Problemas na cervical e o celular
Às vezes é a posição em que você senta para mexer no aparelho, forçando a coluna para um dos lados. Outras, é a posição em que sua cabeça tem que ficar quando usa o aparelho. Por ser mais confortável, a tendência é que descanse os braços para baixo. Consequentemente, irá baixar a cabeça para ver o celular, forçando assim a cervical. Entenda melhor com a explicação da fisioterapeuta: