Viktoria Cupay, de Chicago, Illinois, estava tendo um relacionamento à distância com Nick Baldo, de San Francisco, Califórnia, quando de repente ficou muito doente em 2019. Ela vive com a doença autoimune chamada lúpus, e por causa disso passou por um momento difícil.
Durante uma crise em que ela não melhorou sozinha, a mãe de Viktoria a trouxe para o hospital. A jovem de 23 anos desenvolveu bolhas na pele, que os médicos diagnosticaram como a doença rara síndrome de Stevens-Johnson (SSJ) e necrólise epidérmica tóxica (NET), uma forma mais grave de SSJ.
SJS e TEN afetam menos de 5.000 pessoas nos Estados Unidos. Como as bolhas e erupções cutâneas da SSJ/TEN costumam ser dolorosas, os médicos consideram o diagnóstico uma emergência. Os médicos de Viktoria disseram que ela desenvolveu a doença devido a uma reação alérgica à medicação. Ela foi enviada diretamente para a unidade de terapia intensiva, onde foi colocada em coma induzido.
Veja também: A história de Martin Pistorius: 12 anos em coma e consciente de tudo
Viktoria ficou em coma pelo próximo mês. Ela teve uma traqueostomia e um tubo de gastrostomia colocado para ajudá-la a respirar e comer.
Ela perdeu o cabelo e estava tão frágil e magra que teve que aprender a andar novamente quando acordou. Ela acabou passando 240 dias no hospital.
“Eu tinha 23 anos naquela época”, lembrou Viktoria . “Naquela idade, você pensaria que estaria vivendo sua melhor vida, mas não, eu estava aprendendo a andar, falar e comer novamente. Houve momentos em que eu só queria desistir. Mas eu tinha o melhor sistema de apoio e devo a eles minha recuperação.”
Uma pessoa fundamental nesse momento difícil foi Nick. Enquanto ela estava em coma, ele largou tudo e se mudou de São Francisco para Chicago para ficar ao lado dela!
Pouco antes de Viktoria ser despertada do coma, Nick pediu permissão à mãe para se casar com ela. Aí ele veio para o hospital e fez a pergunta com o anel da avó ali mesmo na UTI.
Viktoria não podia acreditar na condição de seu corpo após o coma. Ela ficou especialmente honrada por Nick ter escolhido ficar com ela apesar de suas lutas e nesse momento difícil.
Veja também: Em coma há um mês, mãe reage para amamentar a filha
“A pessoa certa não dará desculpas e escolherá te amar mesmo no seu pior”, ela refletiu no TikTok.
Nick e Viktoria se casaram exatamente três anos depois de ficarem noivos no hospital. Ela compartilhou um vídeo de sua duradoura história de amor online, e se tornou viral.
Agora, Viktoria espera inspirar outras pessoas que vivem com doenças crônicas e passam por momentos difíceis no hospital.
Ela se recuperou totalmente da SSJ e TEN, mas ainda vive com lúpus, que não tem cura. Ela agora é uma defensora de pessoas com lúpus e SSJ/NET. Ela está aproveitando plenamente a segunda chance de vida que lhe foi dada!
“Olhando para trás, é uma loucura o quão longe eu cheguei. Estou maravilhada também. É por isso que quero compartilhar minha história porque estive lá, estive no ponto mais baixo da minha vida e espero que, quando alguém ouvir essa história, possa ser a história que eles precisavam ouvir para continuar também.”
Compartilhado de Inspire More