Joseph Flavill é um jovem britânico de 19 anos que estava vivendo normalmente até o dia 1º de março de 2020, dia em que foi atropelado por um carro. Nessa época, ainda faltavam 3 semanas para ser decretado lockdown na Grã-Betanha.
O atropelamento provocou uma lesão cerebral traumática em Joseph, que ficou internado em coma durante os 10 meses seguintes. Muita coisa aconteceu com relação à pandemia durante esse tempo: o Reino Unido está lidando com uma nova cepa do vírus, ao mesmo tempo em que as pessoas já começaram a ser vacinadas.
Mas, para Joseph, tudo agora é uma grande confusão. De acordo com sua tia, Sally Flavill Smith, o jovem ainda não consegue entender a nova realidade.
“Ele não sabe nada sobre a pandemia porque está dormindo há 10 meses. Sua consciência está começando a melhorar agora, mas simplesmente não sabemos o que ele sabe. Só não sei por onde começar. Um ano atrás, se alguém tivesse me contado o que iria acontecer no ano passado, eu não acho que teria acreditado. Não tenho ideia de como Joseph vai entender o que todos nós passamos”.
Depois de todo esse tempo internado, agora Joseph foi transferido para um centro de cuidados para se recuperar. Ele consegue fazer leves movimentos com o corpo e se comunica piscando os olhos e sorrindo. Mas, ainda não compreende porque não pode ver seus familiares pessoalmente, só por vídeochamadas.
“Quando ele estiver acordado em seu quarto, ele não terá a menor ideia de por que está lá. Falamos sobre isso por telefone e tentamos alertá-lo de que realmente queremos estar ali de mãos dadas, mas simplesmente não podemos fazer isso (por causa da Covid)”, finalizou Sally.