José Loreto tinha apenas 14 anos quando descobriu que tinha diabetes. Como tudo aconteceu é um tanto constrangedor e certamente muito engraçado, porém não os resultados disso. Conheça um pouco mais sobre essa história e saiba como identificar os sintomas desse tipo de diabetes.
Como José Loreto descobriu que tinha diabetes do tipo 1
Ah, a juventude. Ainda adolescente, ele estava apertado e precisava muito urinar em uma longa viagem. Porém, não havia banheiro, nem mesmo de posto por perto. Foi então que ele conseguiu fazer com que parassem o carro, para ele resolver por ali na estrada mesmo. Porém, o que aconteceu chamou sua atenção.
À medida em que ia se aliviando – o que durou mais do que esperava – ele percebeu que diversas formigas se reunirem junto da urina. Foi então que – já sabendo da relação entre urina e diabetes – ele foi levado ao médico. Lá, foi constatado que ele tinha diabetes do tipo 1. Claro que o caso virou motivo de brincadeira na família.
Depois de fazer todos os exames necessários para comprovar a hipótese, ele teve a confirmação que estava sim com a doença. Entendeu também que o motivo para que as formigas se reunissem foi o alto teor de glicose eliminada na urina, pois não foi processada corretamente.
Isso é vinculado ao diabetes tipo 1 pelo fato de que, nessa doença, a insulina não consegue ser produzida em quantidade adequada pelo pâncreas. Como esse hormônio é responsável por regular a taxa de açúcar no sangue, há um excesso de glicose liberado na urina, além de outros sinais.
A história de José Loreto é inspiradora, já que ele superou toda a vergonha inicial que tinha com essa doença e aderiu a um estilo de vida muito mais saudável. Além disso, ele se dispõe a quebrar diversos tabus relacionados com diabetes, explicando como essa doença funciona e como é viver com ela.
Sintomas
A diabetes do tipo 1, ao contrário da do tipo 2 surge de um modo rápido e gera alguns sintomas muito perceptíveis. O diagnóstico deve ser feito com precisão, pois se houver atrasos significativos, ocorrem desequilíbrios no organismo pelos efeitos da diabetes do tipo 1, sem a reposição manipulada da insulina.
Vontade frequente de urinar
Um sintoma que você já deve ter percebido é a vontade frequente de urinar, pelo mesmo motivo do qual as formigas se reúnem ao redor da urina de quem tem diabetes 1. Esse motivo é resumido pelo alto teor de glicose que é excretado na urina, já que não há o controle da insulina para esse carboidrato.
Emagrecimento excessivo
Esse sintoma só se aplica em alguns casos, tendo a perda excessiva de peso sem causa aparente como um grande sintoma de diabetes do tipo 1, embora não seja um sinal conclusivo. Afinal, pelo fato de algumas células não conseguirem a quantidade necessária de glicose, elas convertem gordura em energia.
Fraqueza
A sensação de fraqueza persistente também pode ser um indício dessa doença, sendo bem aparente para quem conhece a pessoa que sofreu repentinamente com o desenvolvimento da diabetes do tipo 1. Além disso, essa fraqueza vem acompanhada de um enfraquecimento da imunidade, tornando a pessoa mais suscetível a outras doenças.
Vale destacar que esses são apenas alguns dos sintomas aparentes da diabetes do tipo 1, tendo também uma fome e sede frequentes, nervosismo, náuseas e vômitos. Porém, nenhum desses sintomas é suficientemente conclusivo, sendo essencial fazer exames em um médico em casos de suspeitas dessa doença.