A jiboia é uma das plantas mais usadas para decoração atualmente. Como ela é pendente, fica linda pendurada na parede, no teto ou apoiada sobre móveis altos, criando uma maravilhosa cascata. Se quiser, também pode colocar um tutor no vaso para ela subir ao invés de pender para baixo. Uma das variedades dessa planta é a jiboia-prateada, já conhecia? Veja como cuidar dela.
Características gerais
O nome botânico dessa planta é Scindapsus pictus, ela é nativa da Indonésia. Seu porte é baixo, mas ela fica com ramos bem longos, com mais de dois metros. Suas folhas são pequenas em formato de coração ou ovalado, e seu diferencial é que possui manchinhas prateadas nas folhas verde-escuras.
Luminosidade
A jiboia-prateada não gosta de sol forte sobre ela o dia todo. Se desenvolve bem na sombra ou na meia sombra, o que é ótimo para decorar o interior da casa, em cômodos com bastante claridade.
Regas
As regas devem ser feitas quando perceber que a parte superior da terra está começando a secar. Procure manter a terra sempre umedecida, sem encharcar.
Substrato e adubação
Na hora de plantar a jiboia-prateada, use um substrato rico em matéria orgânica, que pode comprar pronto ou pegar no jardim, especialmente debaixo das árvores. Pode dar uma enriquecida com húmus de minhoca ou esterco curtido, tanto na hora de plantar como para adubar, cerca de uma ou duas vezes por ano. Não precisa adubar mais do que isso.
Podas e reprodução de mudas
Quando a planta estiver com ramos muito longos, você pode fazer uma poda de ponta para ajudá-la a ficar mais forte e a criar novos ramos.
Então, pegue esse pedaço de ramo que foi cortado, coloque em um copo com um pouco de água e vá trocando essa água todos os dias para renovar o oxigênio, mantendo o copo na sombra, mas em local com bastante claridade.
Quando começarem a aparecer raízes, deixe as raízes crescerem um pouco e depois pode plantar em um novo vaso.
Veja também: