Menu

Japoneses vivem mais? Descubra o possível motivo!

Viver mais só faz sentido se for para viver melhor. Parece que os japoneses entendem do assunto.

Imagens: Reprodução

Publicidade

Para os brasileiros é comum ver o japoneses como pessoas organizadas, inteligentes e que vivem por mais tempo. Será verdade mesmo que eles têm um segredo para a longevidade?

Certamente, se for perguntar aos japoneses, cada um vai dizer algo diferente. O que nós deduzimos é que eles se alimentam de forma mais saudável e parecem ser mais tranquilos.

Mas, ouve-se muito falar que existe um outro motivo por trás da longevidade dos japoneses, já que muitos ultrapassam os 100 anos com lucidez.

Veja também: O que faz os japoneses devolverem tudo o que não é deles?

Publicidade

O segredo da longevidade dos japoneses

Não! O segredo da longevidade dos japoneses não é apenas uma alimentação mais leve e balanceada, e nem o fato de serem pessoas menos estressadas (ao menos é o que aparentam).

Na cultura japonesa existe algo chamado Ikigai, que pode ser traduzido como a “razão de ser” ou o seu “propósito de vida”.

Ou seja, é algo que muitos brasileiros também carregam como parte da sua cultura, já que diversas pessoas têm um propósito definido e querem alcançá-lo em vida.

Esse propósito, tanto para japoneses quanto para brasileiros, varia. Para alguns é garantir a criação dos filhos, para outros é realizar um grande sonho e há quem tenha um propósito profissional.

Publicidade

Ter um propósito, ou ter um Ikigai, é ter um motivo para levantar da cama, se sentir feliz por estar sempre ocupado com algo importante. É o que faz a vida valer a pena, e parece que, quando nada mais atrapalha, o Ikigai incentiva a viver mais e melhor.

Veja também: Tirar o sapato antes de entrar em casa? Pesquisas descobriram porque os japoneses têm esse hábito

A longevidade da saúde mental

Para uma pessoa viver mais tempo, ela precisa ter saúde em 3 esferas: a saúde física, a saúde mental e a saúde emocional.

Publicidade

Então, pelo que podemos perceber com base na observação, é que os japoneses vivem mais porque procuram cultivar uma boa saúde nestas 3 esferas ao mesmo tempo. Nem todos conseguem, é claro!

O fato é que vale a reflexão: do que adianta passar a vida trabalhando em algo que não gosta, ou vivendo ao lado de uma pessoa tóxica, só para ter algum dinheiro para sobreviver, sem ter paz na alma nem se sentir feliz?

Não adianta ter um corpo saudável e uma mente doente, nem o contrário. Portanto, podemos nos inspirar no Ikigai japonês para tentarmos enxergar a vida como uma oportunidade de encontrar o equilíbrio e, neste equilíbrio, encontrar a felicidade.

Publicidade

Em teoria, a consequência de uma vida equilibrada e feliz é a longevidade. Que tal começar a mudar alguns hábitos que intoxicam a sua vida e descobrir o poder do Ikigai que leva à longevidade? Fica aqui a sugestão.

Veja também: 5 Dicas japonesas para não criar filhos preguiçosos

Sair da versão mobile