Menu

Jaborandi: conheça os benefícios da planta e como usar

Essa planta brasileira não serve apenas para tratar do cabelo. Veja no que mais ela pode ser útil

Crédito: Wikimedia Commons

Publicidade

O jaborandi é uma planta arbustiva nativa do Brasil. Seu nome vem do tupi-guarani e significa “planta que faz babar”. Isso porque os índios a usavam como diurético e acelerador do metabolismo, aumentando a produção de suor. Hoje em dia ela é cultivada para diferentes usos e mais conhecida por seu bom resultado na saúde do cabelo. Saiba mais sobre essa planta e tire bom proveito de suas propriedades.

Veja também: os benefícios da lavanda para a saúde 

Para que serve?

Crédito: Nutri Slim

Antes de tudo é preciso diferenciar as plantas. A que você vai saber mais agora é o jaborandi verdadeiro, de nome científico Pilocarpus microphyllus. Mas, também existe o falso jaborandi que é uma planta de folhas bem maiores e da família das pimentas.

O verdadeiro é cultivado especialmente no Nordeste e tem diversas propriedades medicinais que vão muito além do seu poder mais popular, que é para tratar do cabelo e couro cabeludo.

Tratamento de glaucoma

Na produção em larga escala, as folhas são colhidas na floresta para que se extraia delas a pilocarpina. É essa substância que se usa para fazer um colírio para tratar o glaucoma.

Publicidade

Essa doença é causada pela pressão alta nos olhos, podendo levar à cegueira. Mas, o colírio feito do jaborandi evita esse aumento de pressão, o que mantém a doença sob controle, embora não tenha cura.

Doenças respiratórias

Ele também oferece boas propriedades medicinais para o tratamento de asma, bronquite e pneumonia. A atuação da planta se dá pela dilatação dos alvéolos pulmonares, melhorando a oxigenação e aliviando os sintomas dessas doenças. O chá pode ser usado junto com o tratamento médico para potencializar a cura.

Diabetes

Quem sofre com o diabetes também pode conseguir ajuda no seu uso. O chá da planta ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue, prevenindo os sintomas da doença. Mesmo assim é necessário fazer o tratamento médico e manter a alimentação adequada. A planta deve ser usada como apoio no tratamento de diabetes.

Infecções de fígado e intestino

Quando esses órgão são afetados por doenças bacterianas, o chá de jaborandi é um dos aliados ao tratamento médico para combater as dores das cólicas. O chá não vai eliminar as bactérias, mas vai atuar no alívio das dores.

Publicidade

Saúde dos cabelos

O jaborandi para os cabelos é bastante famoso, pois existem vários cosméticos à base do extrato da planta. De fato, a planta tem propriedades que ajudam a fortalecer o couro cabeludo, o que pode evitar a queda excessiva de cabelo, dependendo do caso.

Além disso, a planta também ajuda a devolver a saúde do couro cabeludo, melhorando a circulação de sangue, o que atua no combate à caspa e seborreia, reduzi a oleosidade e, assim, as inflamações.

Como usar a planta jaborandi

Como já mencionado, essa é uma planta medicinal que oferece ótimos efeitos para tratar da saúde. Mas, não substitui a consulta ao médico. A planta deve ser usada como coadjuvante do tratamento médico para intensificar seu efeito.

Publicidade
  • A forma de usar a planta é como chá. Deve-se colher as folhas, lavá-las e separar 1 colher de sobremesa de folhas picadas. Depois, misturá-las a 1 xícara de água quente e deixar descansar por 5 minutos. Então, pode coar e beber.
  • Essa mesma proporção de água e folhas pode ser aumentada para fazer um quantidade grande de chá e lavar o couro cabeludo. Mas, para ingerir, deve-se ter o cuidado de tomar poucas xícaras ao dia.
  • Além dessa forma natural, para os cabelos é possível comprar xampus e condicionadores com jaborandi para uso diário.
  • Para o glaucoma, não se pode usar o chá nos olhos, e beber o chá não tem efeito comprovado. É necessário que o oftalmologista receite o colírio certo que é feito do extrato de uma das propriedades da planta.

As dicas desse artigo não substituem a consulta ao médico. Cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao esperado. Se tiver qualquer reação adversa, interrompa o consumo da planta e consulte o médico.

Leave a Reply

Sair da versão mobile