Antigamente, muitas pessoas acreditavam que, quando os móveis fazem barulho à noite é porque os espíritos estão andando pela casa. Bem, até hoje há quem acredite nisso!
Mas, é claro que existe um motivo para os estalos dos móveis de madeira, e nada tem a ver com espíritos visitando sua casa enquanto você dorme.
O fato é que, com ou sem espíritos, os estalos fazem mesmo parecer que há alguém caminhando pelos cômodos, e pode causar desconforto. Vamos acabar com isso agora, esclarecendo o motivo pelo qual os móveis fazem barulho à noite.
Veja também: Xarope para tosse de 1900 era veneno! Veja do que era feito!
Por que os móveis fazem barulho à noite?
Bem, em primeiro lugar, você pode estar se perguntando por que os móveis fazem barulho à noite e não durante o dia. Sim, faz sentido.
Não quer dizer que eles não façam barulho durante o dia, mas, como existem outros sons acontecendo durante o dia, e as pessoas estão distraídas com suas atividades, não prestam atenção aos estalos dos móveis.
Mas, de qualquer maneira, a mudança de temperatura que ocorre do dia para a noite tem tudo a ver com a resposta dessa pergunta.
Quando a noite cai, a temperatura também reduz. Quem trabalha com madeira ou entende um pouco sobre esse material, sabe que a madeira contrai e expande conforme a temperatura e o grau de umidade no ar.
Então esse é um dos motivos que faz os móveis de madeira rangerem durante a noite: a queda de temperatura modifica a madeira, fazendo com que ela se contraia. Ao fazer esse movimento, ela emite algum barulho estranho de estalo ou rangido.
Se, na sua casa, esses barulhos de móveis à noite também acontecem com outros objetos que não são totalmente de madeira, pode se tranquilizar porque também é normal.
Assim como a madeira, os metais também podem sofrer alterações com a mudança de temperatura, por isso, móveis e objetos de metal podem sim fazer algum barulho à noite, sobretudo nas partes onde há parafusos e dobradiças.
Depois, quando amanhece e a temperatura vai subindo, os móveis voltam a se expandir, mas esse movimento causa menos ou nenhum ruído, então, não se percebe da mesma forma.
Veja também: 7 Curiosidades da infância respondidas pela ciência