Se você mora em uma região que faz muito calor, e tem um jardim esperando para receber flores lindas e vibrantes, ao sol pleno, a ixora é perfeita para você cultivar. Aprenda mais sobre essa planta agora, e compre sua muda em uma floricultura para começar o cultivo.
Características gerais da ixora
O nome dessa planta se pronuncia “iczóra”, e os nomes científicos dela variam conforme as suas características, principalmente por causa do porte, que pode ser grande, médio ou pequeno. Então, tem a Ixora rei (Ixora macrothyrsa), a Ixora midi (Ixora chinensis “nana”) e a Mini ixora ou Ixora compacta (Ixora coccinea “compacta”).
Essas plantas são amplamente usadas no paisagismo por conta de suas flores em formato de buquê, que podem ser vermelhas, corais, alaranjadas, amarelas, brancas e rosas. Embora não seja uma flor perfumada, se você gosta de atrair borboletas e beija-flores ao seu jardim, pode contar com ela para essa tarefa também.
Clima
Essa planta, em todas as suas variedades, prefere um clima quente, florescendo muito bem inclusive nas regiões litorâneas. Quanto mais sol e calor, melhor.
Adubação
Para estimular a floração, que pode ocorrer ao longo do ano todo, você pode fazer uma adubação mensal com um adubo que tenha maior quantidade de fósforo e potássio, enriquecido com esterco curtido ou húmus de minhoca, que são naturais e tem menos risco de queimar a planta se colocar mais do que o necessário.
Reprodução
A reprodução mais rápida da ixora é cortando galhos mais fortes, de uns 15 centímetros e com caule mais grossinho, e replantando em uma mistura de substrato para mudas com húmus de minhoca em partes iguais. Mantenha a muda em local sombreado até notar as primeiras folhas novas. Depois dessa fase ela pode ser acostumada com cada vez mais sol.
Uso no paisagismo
Você pode cultivar a ixora no quintal ou em vasos. Escolha o tamanho da planta conforme o tamanho do vaso ou o espaço disponível no quintal para que ela fique proporcional.
Se tiver muito espaço, a ixora rei é a melhor escolha, podendo chegar a 2 metros de altura, bem ramificada, que você pode ir fazendo podas para dar o formato desejado. Já se quiser algo bem delicado para um espaço pequeno, escolha a mini, também chamada de anã.
As ixoras grandes ficam bem altas e volumosas, e você pode podar para formar desenhos no jardim
Elas também ficam lindas na entrada de casa
De duas cores, bem altas, criando uma cerca viva
Em vasos os tipos médios e pequenos formam arvorezinhas
Nas jardineiras também ficam divinas
Crédito das imagens: Alibaba, Clique Arquitetura, Minhas Plantas e Construindo Decor
Veja também: Plantas com folhas coloridas