Existem pessoas que têm o privilégio de chegar à velhice, e existem as irmãs centenárias, Cícera e Josefa, que acabaram de completar 117 e 107 anos, respectivamente.
As duas vivem em Campina Grande, na Paraíba, e são cuidadas pelo neto, Ruan. Antigamente, elas costumavam trabalhar na feira e na roça, mas hoje em dia ficam em casa, contando as muitas histórias de acumularam ao longo do último século.
“Tenho muito orgulho delas”, disse Ruan, lembrando das histórias tristes de seus antepassados que foram escravizados, e dos desafios que as duas passaram, sobrevivendo a tantos fatos históricos que ocorreram desde o seu nascimento, no início dos anos 1900.
Veja também: Idosa comemora 114 anos na companhia da irmã de 100
Apesar de ter 107 anos, Dona Josefa ainda segue totalmente lúcida e adora contar histórias. As duas têm documentos que comprovam a idade, além de muitos objetos de antigamente, incluindo cédulas de dinheiro, que ajudam a relembrar os tempos idos.
Dona Cícera, com 117 anos, prefere ficar na dela, sentada na sua poltrona, ouvindo as histórias que a irmã conta sobre como foi a vida delas desde a infância.
Veja também: Idosa comemorou 111 anos com festa em abrigo onde vive
Segundo conta Dona Josefa, um dos segredos da longevidade é uma alimentação natural, à base de frutas, legumes e verduras, e também a sua religiosidade.
“A paz do senhor esteja conosco. Quem pode mais que Deus? Tudo é Deus”, disse a idosa.
Ruan, bisneto de Dona Josefa, disse que tanto Dona Cícera como a avó são motivo de muito orgulho para a família: “A maior felicidade do mundo é estar com elas aqui hoje”.
Tanto que elas receberam uma comemoração pelo aniversário, com bolo, salgadinhos e muitas palmas.
Veja também: Idosas dão conselhos do que fariam se fossem jovens de novo