Há 70 anos, a aposentada Maria Gomes da Silva não via os irmãos. Quem mais lhe fazia falta era Francisca Gomes Pessoa, sua irmã gêmea. Maria, que mora em Caracaraí, no sul de Roraima, perdeu o contato com a família aos 12 anos, quando saiu de casa em Santa Cruz do Piauí.
Analfabeta, a idosa pediu aos filhos e netos que se empenhassem em ajudá-la a reencontrar os parentes. O neto Denison Gomes, de 27 anos, começou a buscar informações nas redes sociais e encontrou uma neta de Francisca, fazendo o mesmo que ele em um grupo do Facebook.
A descoberta foi em dezembro, mas a viagem teve que esperar alguns meses por razões econômicas.
Foi o filho mais velho de Maria quem pagou as despesas da jornada de Maria e Denison até o Piauí, onde ficarão por um mês.
“Sentia muita saudade da minha Francisca, minha irmã. Eu não estava esperando a gente se ver mais, nem ela também. Mas encontrei. Eles [irmãos] não querem que eu vá, querem que eu fique”, contou Maria ao UOL.
Além de Francisca, ela reencontrou os irmãos Manoel, de 100 anos; João, de 99, e Antônio, de 84. Eles moram em regiões diferentes do estado e o deslocamento incluiu avião, ônibus, caminhonete e até moto.
Veja também: Irmãs se reencontram depois de 55 anos, e eram vizinhas!