A inulina é uma fibra solúvel que vem sendo bastante recomendada, pois ajuda a nutrir bactérias benéficas existentes no organismo. Confira quais são os seus benefícios e em quais alimentos você pode encontrá-la.
Benefícios para a saúde
Composta por frutano, carboidrato de oligofrutose e fibras, é um substituto natural dos probióticos existentes atualmente no mercado.
Como não é digerida pelo nosso organismo, ela acaba se transformando em alimento para bactérias do tipo lactobacillus ou bifidobacterium, que destroem invasores responsáveis por infecções urinárias e doenças como a cândida, por exemplo.
É encontrada em abundância em alguns vegetais como a cebola, o alho, chicória, ou trigo integral selvagem.
1. Previne a constipação
Como é uma fibra solúvel, misturada com água, ela forma um gel que ajuda a aliviar a prisão de ventre. Por isso, o seu consumo é excelente para prevenir ou até mesmo tratar o problema.
2. Controle da diabetes
A ingestão dessa substância pode fazer com que pessoas diabéticas apresente níveis mais baixos de glicemia e um aumento da atividade antioxidante.
As pesquisas na área ainda não são conclusivas, mas já foi possível verificar que ela, além de controlar os níveis de açúcar, também ajuda a reduzir a gordura acumulada no fígado.
3. Reduz o colesterol
Por ser composta por fibras, ajuda a reduzir o colesterol ruim (LDL) e a regular a pressão arterial, contribuindo para a saúde do coração, também. Assim, evita-se casos de entupimentos de artérias.
4. Contribui na absorção de cálcio
O nutriente pode melhorar a absorção de minerais como o cálcio e o magnésio. Essa é uma excelente propriedade, pois a longo prazo pode ajudar a combater doenças como a osteoporose.
5. Evita hemorróidas
Uma vez que ajuda a regular a flora bacteriana presente no intestino, é muito útil para a prevenção de hemorróidas. Além disso, por ser rica em fibras, facilita a evacuação e evita esse tipo de problema.
6. Ajuda a reduzir o risco de câncer de cólon
Combate as células cancerígenas do cólon, antes mesmo de sua formação completa (desenvolvimento). Por essa capacidade, é um excelente componente para prevenir o mal.
7. Anti-inflamatório
É um excelente anti-inflamatório natural, o que faz com que ela combata problemas desta natureza na região do intestino.
8. Previne a doença de Crohn
Essa doença é decorrente de um quadro inflamatório geral na região do intestino. Por ser um excelente anti-inflamatório para a região do cólon, ela consegue prevenir que essa doença apareça.
Inulina emagrece?
Essa é uma das principais perguntas que aparecem quando o tópico é sobre esse componente. A boa notícia é que ela é um aliado para a dieta e emagrecimento.
Mais uma vez, justifica-se a afirmativa, por se tratar de um nutriente rico em fibras. Vale destacar que a ingestão diária de 21 gramas da substância é capaz de diminuir a sensação de fome e aumentar a saciedade.
Alimentos ricos em inulina
Agora que você sabe que esse componente possui muitos benefícios para a saúde, inclusive auxiliando no emagrecimento, confira quais são os alimentos em que você pode encontrá-la:
1. Cebola
Rica nessa substância e fácil de ser consumida no dia a dia. Seja em forma de tempero ou complemento da refeição. Confira outros benefícios da cebola e de que forma ela pode atuar como um remédio caseiro para a saúde
2. Alho
O alho possui diversos benefícios e propriedades em comum com a cebola. Além de um excelente tempero, também é utilizado na como componente medicinal, não apenas por ser rico em inulina, mas também vitamina B6.
3. Trigo
Há pelo menos um lado bom em estar comendo o seu pão de cada dia: a inulina. Brincadeiras à parte, o trigo é rico nesse componente.
4. Inhame
O inhame é rico em vitaminas A, C e complexo B, além é claro, da inulina. Por esse e tantos outros benefícios do inhame é que este alimento é considerado medicinal. Ajuda a prevenir o câncer, fortalece o sistema cardiovascular e combate condições de saúde, como a anemia.
5. Tomate
O tomate também possui um certo teor de inulina, entretanto, a recomendação é que se consuma cru (ao natural), para elevar o mível de absorção do nutriente. Outros benefícios relacionados ao tomate são: protege a visão, cérebro e coração; ajuda a emagrecer e garante uma boa noite de sono.
Contraindicações e cuidados a ter
Embora possua muitas vantagens para a saúde do organismo, a inulina, se consumida em excesso, pode gerar alguns efeitos colaterais. Dentre eles estão: flatulência, inchaço e até cólicas intestinais.
Ela também pode ocasionar problemas renais, no trato urinário e até mesmo respiratórios. É necessário que o consumo seja medido. Há também a posibilidade de reação alérgica.
O consumo deverá ser controlado por um nutricionista. Portanto, procure um profissional antes de tentar usar esse componente de modo autônomo.
Preço e onde comprar
Para quem desejar o consumo concentrado desse nutriente pode procurar em lojas de suplementação, farmácias ou por meio de sites (internet). Ela é vendida em capsulas ou em pó e o seu preço pode variar entre R$ 25 e R$ 200. Mas lembre-se de consultar o seu médico ou nutricionista para saber se pode ou não tomar, assim como a quantidade recomendada para o seu corpo.