É bem importante saber o que é a intoxicação por monóxido de carbono (CO), pois esse é um dos tipos fatais e mais comuns de intoxicação. Veja quais são os sintomas, o que fazer para ajudar alguém intoxicado, como é o tratamento e como prevenir que aconteça.
Como acontece a intoxicação por monóxido de carbono?
O CO é produzido quando o gás natural (metano ou propano) é queimado e a intoxicação ocorre por inalação do gás, que não tem cor nem cheiro.
Causas comuns de intoxicação por monóxido de carbono são incêndio na residência, automóveis vedados, aquecedores à gás, aquecedores de água quente, fornos, fogões à lenha ou carvão e aquecedores a querosene.
A inalação de fumaça de cigarro resulta em CO no sangue, mas não em quantidade suficiente para produzir intoxicação.
Como o CO afeta a saúde?
Quando o monóxido de carbono é inspirado, chega nos pulmões e se dilui no sangue, onde se mistura com a hemoglobina.
Nessa condição, ela passa a ser chamada de carboxihemoglobina e deixa de ser capaz de transportar o oxigênio dos pulmões para os órgãos.
Com isso, vai afetando o funcionamento de todo o corpo e pode até causar lesões permanentes no cérebro.
Sintomas
Quando uma pessoa está intoxicada com CO, os sintomas vão depender da quantidade inalada.
Por isso, é importante saber se a pessoa teve contato com uma das situações que podem causar a intoxicação (mencionadas do tópico anterior) e levá-la ao hospital mesmo sem ter certeza do motivo dos sintomas, que podem ser:
- Náuseas e cefaleia, quando os níveis estiverem em 10 a 20%;
- Níveis > 20% causam frequentemente tonturas, fraqueza generalizada, dificuldade de concentração e dificuldade de raciocínio;
- Níveis > 30% causam comumente dispneia aos esforços, dores no peito (em pacientes com doença coronariana) e confusão mental;
- Altos níveis podem causar síncope, convulsões e entorpecimento;
- Quando os níveis são > 60%, pode haver hipotensão, coma, insuficiência respiratória e morte;
- Outros sintomas comuns são deficiência visual, dores abdominais e deficiências focais neurológicas;
- Se a intoxicação foi grave, mesmo depois do tratamento, a pessoa pode desenvolver algum tipo de sintoma neuropsiquiátrico, que pode ser permanente.
Tratamento
Antes de tudo, a pessoa que pode estar intoxicada deve ser afastada da situação que pode ter causado o problema e levada ao hospital. Lá, os médicos administram 100% de oxigênio (com máscara) e tratamento de suporte.
Um dos tratamentos de suporte usados, embora seu uso seja cada vez mais controverso, é a terapia hiperbárica com oxigênio (em uma câmara a 2 a 3 atmosferas de 100% de oxigênio). Essa terapia pode diminuir ou retardar sintomas neuropsiquiátricos, mas há estudos sugerindo prejuízo à saúde.
Tipos de intoxicação: veja sintomas e o que fazer para ajudar
Como prevenir?
O principal cuidado é dentro de casa. Canos exaustores devem ser inspecionados periodicamente para detectar fendas.
Nunca se deve deixar o carro ligado em uma garagem fechada.
Detectores de monóxido de carbono devem ser instalados por avisarem precocemente a presença de CO em atmosfera residencial.
Havendo suspeita, as janelas devem ser abertas, a residência desocupada e a fonte de CO procurada.
Veja também: Seu animal de estimação pode salvar você de envenenamento!
Artigo com informações de Manual MSD