Provavelmente, você já foi a uma consulta médica e saiu de lá com uma receita nas mãos. E provavelmente, a receita estava escrita com uma letra de médico bem difícil de decifrar, a menos que tenha sido digitada no computador.
Bem, sabemos que a letra de médico costuma ser bem ruim de ler, muitas vezes, nem os farmacêuticos e outros profissionais de saúde conseguem entender.
Havendo essa necessidade, a Google pensou em uma solução. Eles estão desenvolvendo uma tecnologia que usa inteligência artificial para decifrar letra de médico e facilitar a vida de todo mundo.
Essa nova tecnologia estará integrada com o Google Lens – um aplicativo de reconhecimento de imagem desenvolvido pela Google – e poderá ser usada para mais do que somente receitas médicas.
Alguns exemplos que essa inteligência artificial poderá decifrar são documentos antigos ou que estejam danificados, e com uma caligrafia ruim. Isso pode ajudar no processo de pesquisas documentais.
Por enquanto, a Google já fez uma demonstração dessa ferramenta, mostrando como ela consegue decifrar os medicamentos escritos à mão na receia médica.
Essa demonstração foi feita em um evento na Índia. Mesmo assim, a empresa disse que “ainda há muito trabalho a ser feito antes que este sistema esteja pronto para o mundo real”.
Então, guarde bem essa receita com letra de médico que você tem em casa porque, em breve, poderá usar a inteligência artificial para decifrá-la e descobrir o que, de fato, seu médico receitou.
Veja também: Médico brasileiro é premiado por criar novo teste do pezinho