Muitos de nós já ignoramos a sua presença nas nossas casas. Mas, na verdade, o inseto de que vamos falar agora é bastante perigoso e não deve passar despercebido. Acredite: quando entrar em sua casa, o inseto barbeiro tem de ser morto rapidamente e sem picar ninguém!
Barbeiro introduz parasita no nosso organismo
O inseto barbeiro é tão perigoso (para alguns, até mais) quanto o mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças sérias, como o Zika e a dengue, dois problemas de saúde que até podem ser fatais.
A transmissão da doença de Chagas acontece através do barbeiro, que é infectado com o parasita depois de tomar o sangue de um animal previamente contaminado (gambás e ratos, por exemplo). No humano, a doença ocorre quando a pessoa coça o local onde foi picada pelo inseto contaminado, fazendo com que as fezes do barbeiro entrem no organismo através do espaço deixado na picada.
Além disso, é possível contrair a doença através de transfusão de sangue infectado e durante a gravidez, que pode ser passada de mãe para filho. Foram ainda detectados casos onde a transmissão aconteceu após algumas pessoas comerem cana-de-açúcar ou açaí; nesses casos, o parasita causador da doença ataca, provavelmente, o sistema digestivo.
Após uns dias, esse parasita pode dar origem à doença de Chagas, cujos sintomas se parecem com os da gripe comum e vão piorando pouco a pouco.
Picada de inseto pode causar problemas no coração
Passado algum tempo, a pessoa infectada pode sofrer de problemas no coração, culminando num ataque cardíaco. Sangue coagulado e meningite são outras consequências sérias da picada do inseto barbeiro, embora muito raras. Sem esquecer ainda outros problemas menos graves, como os distúrbios gastrointestinais, febre, mal-estar, inchaço e aumento do fígado e baço.
Infelizmente, não existe ainda uma cura eficiente para a doença de Chagas, mas há remédios que permitem o seu tratamento.
Por isso, todo o cuidado é pouco. Quando um inseto Barbeiro entrar em sua casa, livre-se dele logo: é a sua saúde – e a da sua família – que está em perigo!
Assista a esse vídeo para conhecer melhor o inseto Barbeiro:
Compartilhe essa matéria com os seus amigos e familiares para evitar que eles corram esse perigo!
Fonte: Drauzio Varella