Os nuggets do McDonald’s são realmente deliciosos – isso ninguém está discutindo! Quem é um apreciador desse tipo de petisco sabe que eles são crocantes por fora e saborosos por dentro – o problema são os ingredientes adicionados à receita para quem eles cheguem a essa consistência e sabor. São mais de 40 ingredientes! Verifique abaixo.
Nuggets do McDonald’s – muito além do frango empanado
Estas informações foram veiculadas no livro “Ingredientes: uma exploração visual de 75 aditivos e 25 produtos alimentícios” que mostram os ingredientes “escondidos” dentro de famosas receitas dos Estados Unidos. Veja abaixo a quantidade de ingredientes dentro do Nuggets do McDonald’s.
A carne – e o que vem junto dela
- Carne de frango sem osso
- Amido de milho modificado
- Amido de trigo
- Sal
- Óleo de cártamo
- Dextrose – uma fonte de energia rápida muito consumida por praticantes de musculação
- Ácido cítrico
- Fosfatos de sódio
Para o empanamento (a milanesa)
- Água
- Farinha de trigo modificada
- Ferro reduzido
- Niacina (vitamina do complexo B)
- Mononitrato de tiamina (vitamina B1)
- Riboflavina – composto orgânico da classe das vitaminas. No organismo humano, favorece o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas.
- Ácido fólico
- Farinha de milho amarela
- Amido de milho modificado
Para a fermentação
- Bicarbonato de sódio
- Ácido pirofosfato de sódio
- Sódio fosfato de alumínio
- Fosfato monocálcico
- Lactato de cálcio
- Pimentas
- Amido de trigo
- Dextrose
- Amido de milho
O óleo para a fritura
- Óleo de canola
- Óleo de milho
- Óleo de soja
- Hidrogenado de óleo de soja
- TBHQ (terc-butil-hidroquinona)
- Ácido cítrico (para preservar a frescura)
- Dimetilpolisiloxano (para reduzir as bolhas enquanto cozinha).
Muita gordura, carboidrato e produtos químicos para um alimento só
Os autores do livro alertam para a quantidade excessiva de amido de milho e de trigo presentes no petisco, e também por eles serem modificados. A gordura utilizada na fritura do Nuggets do McDonald’s possui uma quantidade elevada de componentes químicos para dar a aparência apetitosa, mas que são extremamente prejudiciais à nossa saúde. A dextrose, presente tanto na carne quanto na fermentação, é responsável pelo ganho de massa muscular em quem treina – em quem não treina, vira gordura localizada. Detalhe: esse ingrediente é tão agressivo que é também utilizado por sapateiros para tornar o couro uma material mais maleável para trabalhar. Para tentar compensar tantos ingredientes químicos e prejudiciais à saúde e não ver o seu produto proibido no mercado, o McDonald’s acrescenta vitaminas ( como a niacina , o mononitrato de tiamina e a riboflavina) que favorecem o metabolismo das gorduras, açúcares e proteínas, mas mesmo assim o petisco ainda é uma bomba para a sua saúde.