Infecção urinária é o quadro que ataca o sistema urinário – rins, bexiga, uretra e ureteres. Isso é causado pela presença anormal de micro-organismos nessa região.
A flora vaginal é rica, mas algumas bactérias podem realmente fazer mal, se em contato com esta. É o caso da E. Coli, presente no trato intestinal e causadora de diversos tipos de infecções no trato urinário.
Principais sintomas
O fato de que o canal da uretra feminina ser bem mais curta do que a do homem é uma desvantagem no caso da cistite. Isso porque as bactérias têm um caminho muito menor para chegar até a bexiga, causando os primeiros sintomas, que são:
1. Vontade constante de urinar
Mesmo que tenha acabado de sair do banheiro, ainda fica aquela sensação de que precisa ir novamente.
2. Ardência e dor ao urinar
Ao urinar, o paciente sente dor e ardência, de moderada a severa, fazendo com que o fluxo seja interrompido várias vezes.
3. Incontinência urinária
Mesmo que tente segurar a urina, não conseguirá em 100% das vezes, deixando escapar alguma coisa.
4. Urina com forte odor
Se a urina está com uma coloração mais escurecida e odor muito forte, como se não bebesse água o dia todo, pode ser um sinal de infeção urinária.
5. Urina com sangue
Sangue na urina nunca é boa coisa, então, se ocorrer, procure imediatamente orientação médica. Pode ser também sintoma de infeção no trato urinário.
6. Dor na virilha ou na região do fim das costas
Toda a pélvis pode ficar dolorida, assim como a região da lombar. Porém outras dores menos óbvias, como na virilha, também podem ser sinais de infecção.
Caso essa infecção tenha mais de três ocorrências por ano, marque uma consulta com um médico para avaliar melhor e investigar mais a fundo a situação.
Causas
Em geral, a bactéria E. Coli é a causa dessa infecção e/ou inflamação. Ela está presente no intestino e é muito importante para a digestão, mas causa problemas se infectar a uretra, a bexiga ou os rins.
1. Não higienizar bem o pênis
Mesmo tendo menos chances de ter infecção urinária, os homens que não cuidam da higiene no seu pênis, principalmente aqueles que não fizeram a cirurgia de circuncisão, estão mais propensos à doença.
2. Fazer sexo sem proteção
Se, por algum motivo, durante o ato sexual, as secreções anais tiverem contato com a uretra, seja da vagina ou do pênis, a bactéria E. Coli, que habita normalmente a região intestinal, será transportada, o que pode desenvolver infecção.
3. Ter higiene incorreta
A higienização adequada pode evitar o aparecimento da infecção. Depois de ir ao banheiro, deve-se sempre fazer a limpeza da região com o papel, no sentido da frente para trás, para evitar a contaminação por bactérias intestinais. A ducha higiênica de casa também é uma opção viável.
4. Segurar o xixi
Se você fica muito tempo sem eliminar as toxicidades filtradas e depositadas nos rins para eliminação, aumenta a probabilidade de desenvolver a doença.
5. Beber pouca água
O mesmo ocorre quando você bebe pouca água, deixando o ambiente propício para a proliferação das bactérias nocivas.
6. Usar roupas apertadas
Se você tem o hábito de utilizar roupas muito justas na região genital, pode aumentar as chances de desenvolver infecção urinária, pois está criando um ambiente propício à multiplicação das bactérias.
7. Roupas sintéticas
Utilizar roupas sintéticas, que não permitem a transpiração adequada da região genital, vai deixar o local mais quente e úmido, facilitando multiplicação de bactérias.
É contagiosa?
Como já foi visto, a infecção urinária não é uma doença contagiosa, mas sim desenvolvida, estimulada por fatores que poderiam ser evitados.
Dessa forma, ela não passa por relação sexual, troca de toalhas, assentos de privada ou piscinas coletivas. Ainda assim, é sempre recomendável o uso de preservativos nas relações sexuais.
Tratamento
O tratamento costuma ser rápido, à base de antibióticos. Em casos mais simples, tomar o medicamento por três dias resulta em melhora rápida.
Se necessário, o tratamento pode durar uma semana. O importante é seguir as recomendações médicas e não interromper o tratamento quando começar a sentir uma melhora.
Quanto tempo demora uma infecção urinária a passar?
Quando se tem acompanhamento médico, passa muito rapidamente. A depender da gravidade e da escolha no tratamento, o alívio não demora a chegar.
Existem remédios de dose única e antibióticos que podem ser tomados por apenas três dias, em casos mais simples ou por sete dias em casos graves, sempre com recomendação de um médico responsável.
Se for leve, pode ser tratada com remédios caseiros, como o chá de salsa e outros, aliviando os sintomas em menos de uma semana.
As dicas deste artigo não substituem a consulta ao médico. Lembre-se que cada organismo é único e pode reagir de forma diferente ao mencionado. E para obter os resultados mencionados também é preciso aliar a uma vida e alimentação saudável e equilibrada.
Saiba mais sobre a prevenção de esse e outros problemas com as dicas do vídeo: