Nos últimos anos, especialmente com a democratização da internet, a população de todo o mundo vem se conscientizando sobre os perigos do consumo excessivo de açúcar industrializado.
Porém, depois de tantas décadas vendo este produto como normal e até essencial na mesa das famílias, sempre incentivado pelas propagandas em todos os meios de comunicação, há uma grande dificuldade em aceitar que ele realmente cause tantos danos à saúde e em deixar de consumi-lo totalmente.
Para fortalecer os atuais movimentos a favor da reeducação alimentar e combate à obesidade e doenças crônicas, pesquisadores da Universidade de San Francisco, na Califórnia, estão buscando uma série de dados antigos sobre pesquisas feitas pela indústria do açúcar, onde há evidências sobre os perigos da substância, nunca antes divulgados.
Naturalmente, eles não divulgariam que o seu principal produto é altamente cancerígeno, além dos danos que causaram a tantos animais ao fazer testes. Mas foi isso que aconteceu principalmente na década de 60, quando a indústria açucareira ainda era fortemente acobertada pela Sugar Research Fundation (SRF), a associação comercial desse segmento.
Esta Fundação financiou pesquisas nas quais os resultados eram registrados de forma tendenciosa, modificando o caráter da verdadeira informação sobre o alto teor de gorduras que o açúcar deixa no sangue, aumentando o risco de doenças cardíacas. Outros resultados apontavam os danos que o açúcar causou no organismo dos ratos, porém nada disso foi publicado, pois a indústria precisava continuar crescendo.
Tanto a indústria do açúcar quanto a do tabaco, outro veneno que foi por muitos anos mascarado, sempre mantiveram seus estudos a portas fechadas ou, quando divulgados, tinham seus resultados modificados para que a verdade não fosse descoberta.
Mesmo assim, com provas divulgadas, a atual Associação do Açúcar divulgou uma declaração informando que sempre teve um compromisso com a transparência de seus dados e que as descobertas feitas pelos cientistas e pesquisadores eram falsas.
Compartilhe essa informação e ajude a conscientizar a todos sobre o real perigo que o consumo do açúcar industrializado representa para a saúde.