Qual é a mulher que gosta de se olhar no espelho e se ver inchada? Ninguém gosta desse tipo de visão, não é? O objetivo de muitas mulheres é ter um corpo bonito, com curvas e pele sedosa, pois além de desconfortáveis, os inchaços podem também ser doloridos.
Esses inchaços, na verdade, são uma forma de autodefesa do corpo humano contra vírus, bactérias e células danificadas que podem se proliferar em momentos de baixa imunidade, como em períodos pré-menstruais. O corpo incha com o intuito de se livrar desses invasores que podem ser muito prejudiciais ao nosso organismo.
Se livrando dos inchaços
O grande problema do nosso corpo é que esses inchaços podem acabar se tornando permanentes caso não sejam controlados e combatidos. Para combatê-los, existem alguns alimentos que você pode parar de consumir.
- Refrigerantes e bebidas com gases e açúcares
- Alimentos que contenham farinha como massas e pães
- Alimentos processados como hambúrgueres, nuggets e salsichas
- Óleos de milho e soja
- Leites
- Margarinas e manteigas
O que comer, então?
Na verdade, é preciso entender que a mudança para as melhorias em nosso corpo, precisa começar na nossa cabeça. É necessário ter em mente que uma alimentação saudável e exercícios físicos são aliados e caminham juntos para conquistar um corpo e uma saúde melhor.
Segundo pesquisadores da área de nutrição, muitos alimentos e bebidas possuem efeitos anti-inflamatórios, as vezes até mais fortes que muitos medicamentos. Vamos conhecer alguns deles?
- Repolho chinês: Composto por mais de 70 substâncias antioxidantes que eliminam os radicais livres culpados por nos adoecer e envelhecer.
- Legumes verdes: frutas e vegetais, em especial os verdes, são ricos em substâncias que limpam e rejuvenescem as células do nosso corpo. O repolho, o brócolis e a couve-flor são exemplos. além de conterem vitamina A, C e K.
- Beterraba: A cor roxa dos alimentos também significa benefícios para a saúde. Adicione beterraba à sua dieta e receba excelentes níveis de potássio e magnésio para combater os inchaços.
- Aipo: Além de ser antioxidante, é anti-inflamatório, ajuda a melhorar a pressão e os níveis de colesterol, além de ser fonte de potássio e vitaminas.
- Mirtilos: por conter em sua composição a quercetina, os mirtilos tornam-se excelentes auxiliares no processo contra os inchaços corporais. Essa substância pode ser encontrada em outros alimentos e, além de antioxidante, ajuda a prevenir o câncer.
- Abacaxi: A enzima Bromelina existente no abacaxi eleva nossa imunidade e impede que se formem inflamações indesejadas, além de ser importante contra a coagulação do sangue. Vale lembrar que o abacaxi é rico em vitaminas C, B1, potássio e manganês.
- Salmão: Rico em ácidos graxos o salmão é uma excelente fonte de Ômega-3 que, além de reduzir inchaços, ajuda contra o surgimento de doenças crônicas, cardíacas, câncer e artrite.
- Sopas com ossos: os ossos de boi possuem substâncias importantes que são absorvidas pelo nosso corpo como cálcio, magnésio, fósforo, silício, enxofre e outros. Essas substâncias reduzem o inchaço, combatem a artrite e a dor nas articulações.
- Frutos secos: Adicione nozes e outros frutos à sua alimentação. Você pode adicioná-los às saladas e regar com azeite, tornando a mistura poderosa contra inflamações, diabetes e problemas cardiovasculares.
Outros alimentos anti-inflamatórios
Além de todas essas dicas você pode consumir também os produtos abaixo:
- Óleo de côco
- Sementes de chia
- Linhaça
- Açafrão
- Gengibre
- Tomate
- Cerejas
- Morangos
- Laranjas
Gostou dessas dicas? Então lembre-se de compartilhar esse artigo com suas amigas!