Todos os anos, em meados de abril, começa a esperada campanha de vacinação contra a gripe no Brasil. As pessoas que fazem parte dos grupos prioritários devem se dirigir, sem medo, aos postos de saúde do SUS espalhados pelo país para tomar a vacina e garantir a imunização por mais um ano.
Quais são os grupos prioritários?
- Gestantes
- Crianças entre 6 meses e 5 anos
- Idosos (a partir de 60 anos)
- Profissionais da Saúde
- Mulheres que estão no período de até 45 dias pós-parto
- Povos indígenas
- Portadores de doenças crônicas
- Portadores de doenças que comprometam a imunidade
- Adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos, detidos em medidas socioeducativas
- Funcionários do sistema prisional
- Professores de escolas públicas e privadas
A vacina protege contra quais vírus?
Essa vacina que está disponível no SUS protege contra os três principais subtipos de vírus que circulam no país:
- A/H1N1
- A/H3N3
- Influenza B
Em 2016, foram relatadas 2.220 mortes derivadas de gripe no Brasil, por isso o governo enaltece a importância da campanha de vacinação.
Quais os efeitos colaterais da vacina?
Muitas pessoas acham que a vacina da gripe nos faz ter a doença, mas isso não é verdade. O medicamento leva, em média, de duas a três semanas para fazer efeito, e se você estiver sentindo sintomas de gripe antes de tomá-la, converse com o seu médico para saber qual o melhor momento para se imunizar.
Onda nociva de boatos
Algumas pessoas se preocupam e espalham informações de que a vacina causa a Síndrome de Guillain-Barré, mas o risco é muito pequeno e é infinitamente menor que os benefícios da vacinação.
Uma outra onda de boatos dá conta de ligação com a doença da vaca louca, mas também não foi comprovada a relação entre elas. E vale lembrar que são raríssimos os casos dessa doença atualmente.
Existe, também, a proliferação da notícia falsa de que o mercúrio existente na vacina é tóxico ao ser humano. A taxa deste elemento químico no medicamento não prejudica o organismo, visto que ele é usado apenas como conservante na vacina, segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Contraindicação verdadeira
A vacina é contraindicada para quem tem alergia severa a ovo. Procure saber se você tem antes de se vacinar.
O que podemos fazer para evitar a gripe?
Além da vacina, é importante que tomemos alguns cuidados no nosso dia a dia para evitar o contágio. Lavar as mãos com frequência, abrir as janelas para ventilar o ambiente, cobrir a boca quando for tossir, ter uma alimentação saudável, beber muita água, dormir bem e praticar exercícios são alguns exemplos do que podemos fazer para evitar contrair o vírus da gripe.
Fonte: Infectologistas esclarecem que vacina da gripe não dá gripe
Campanha de vacinação contra gripe começa nesta segunda e inclui professores
Presença de mercúrio em vacinas contra gripe não causa problemas, diz OMS
Estudo diz que vacina de gripe H1N1 pode ter relação com doença neural