Para muitas crianças, o momento da contação de histórias é um dos melhores do dia. Além de estarem ao lado de pessoas queridas, ela também tem a oportunidade de entrar em um mundo de fantasia e aventura. Mas, para isso acontecer, é importante que você estimule a imaginação e faça com que ela realmente preste atenção e mergulhe na narrativa. Assim, vai poder colher seus benefícios, a curto e longo prazo.
Benefícios da contação de histórias
Só o fato de você reservar um tempinho para estar com a criança, interagindo e fazendo algo juntas, já é um benefício e tanto. Mas existem outros tão importantes quanto esse:
- Manutenção da cultura: o folclore brasileiro é riquíssimo em lendas fantásticas e a história e o meio pela qual elas sobrevivem. Contar para sua criança é também uma forma de manter essa chama acesa;
- Associação com a realidade: ao ouvir uma boa história, a criança pode associar à sua realidade e assim aprender mais;
- Estímulo à leitura: nada melhor do que o exemplo para ensinar. Então, leia para a criança e torne esse momento mágico, incentivando que ela faça o mesmo no futuro;
- Incremento na criatividade: criar é combinar ideias para gerar algo diferente. Elas podem vir também de histórias ouvidas e levar a um novo patamar de criatividade.
Como fazer
Qualquer hora é hora para sentar e apreciar um bom livro, mas é legal criar a hora da leitura. Para isso, siga algumas dicas práticas e divertidas, que vão fazer esse momento único.
Hora marcada
Tenha dia e hora marcada para sentar com sua criança e fazer o momento da contação de história. Pode ser todas as noites, antes de dormir ou alguns dias da semana, em horário adequado. E atenção: se marcou tem que comparecer, fazendo com que se torne um hábito saudável.
Lugar apropriado
O ideal é que vocês tenham silêncio e pouco movimento, para não ter que lutar pela atenção da criança. Assim, opte por um lugar mais tranquilo, como o seu quarto ou uma sala mais silenciosa e sem brinquedos.
Linguagem acessível
Muitos livros infantis são escritos com a linguagem acessível, mas só você conhece sua criança. Dessa forma, é super recomendado adaptar a forma de falar ao contexto que ela está acostumada, com linguagem simples e boa dicção.
Elementos surpresa
Se tem uma coisa que não pode faltar na hora da leitura é o elemento surpresa. Se a história é sobre magia e fadas, faça uma varinha para que a criança ajude a fazer as mágicas na hora certa. Tiaras com chifres de unicórnios para meninos e meninas pode ser uma boa também. Ou quem sabe, o gorro do saci…
Outras opções interessantes para incrementar as histórias são as bolhas de sabão, confetes, apitos, fantoches de meias, teatrinhos de caixa de papelão e o que sua imaginação permitir. Sempre estabelecendo as regras de uso durante a contação (ensinando a hora de usar) e liberando para a farra depois. Certamente serão momentos únicos e inesquecíveis, levando os benefícios da leitura a outro nível.