A Igreja é o lugar onde os fiéis deveriam encontrar acolhimento e, de fato, é o que ocorre na maioria das vezes.
Mas, também são milhares de casos de abuso sexual, inclusive infantil, que ocorrem por parte de clérigos em todo o mundo, há centenas de anos.
Um exemplo são os casos que ocorreram na Diocese de Camden, em Nova Jersey (EUA), que agora terá de indenizar mais de 300 vítimas de abusos sexuais por parte de clérigos.
Veja também: Pai denuncia discriminação na igreja: filha autista foi expulsa após crise de ansiedade
Igreja vai desembolsar milhões a vítimas de abuso sexual
Os casos de abusos sexuais ocorreram entre as décadas de 1950 e 1990, de acordo com o advogado Jeff Anderson, representante das vítimas. O período com mais casos foi principalmente nas décadas de 1960 e 1970.
A Igreja Católica de Camden concordou em pagar US$ 87,5 milhões aos envolvidos, em um período de quatro anos.
No acordo também ficou acertada a obrigação da manutenção ou aprimoramento dos protocolos de proteção de crianças, que foram implementados pela Diocese em 2002.
Mesmo com o informativo já divulgado, o Tribunal de Falências ainda precisa aprovar o compromisso firmado entre vítimas e Igreja.
Aproveite e veja: Como identificar os sinais de abuso sexual em crianças e adolescentes
Embora um pedido de desculpas, em caso de abuso sexual, não resolva nada, a Igreja cumpriu com o protocolo:
“A Diocese de Camden, Nova Jersey está satisfeita que o processo de mediação tenha levado a um acordo. Quero expressar minhas sinceras desculpas a todos aqueles que foram afetados por abuso sexual em nossa Diocese”, afirmou o bisco Dennis J. Sullivan.
Do lado das vítimas, o acordo também foi aceito: “O Comitê de Sobreviventes está satisfeito por ter chegado a uma resolução consensual de suas disputas com a Diocese e espera facilitar uma distribuição rápida aos sobreviventes de abuso sexual”, disse o advogado.
Veja também: Padre posta foto seminu e é afastado pela Igreja Católica
Fonte: O Globo Mundo