Menu

Igreja deixa 250 pessoas dormirem em seus bancos

Esse sim é um projeto social realmente voltado para ajudar as pessoas em diferentes situações de vulnerabilidade

Crédito: Facebook/Project Gubbio

Publicidade

Mesmo quando não há missa e cultos, as igrejas devem continuar de portas abertas servindo sua população. Foi com esse pensamento que duas igrejas, de São Francisco, nos Estados Unidos, foram disponibilizadas para acolher pessoas em situação de rua durante a noite.

À frente dessa ideia estão os ativistas comunitários Shelly Roder e o padre Louis Vitale, que criaram o Projeto Gubbio para oferecer abrigo a todas as pessoas em situação de rua que precisarem de um local seguro para dormir.

Crédito: Facebook/Project Gubbio

Todos os meses, o projeto entrega cobertores para as pessoas, assim como kits de higiene e mantimentos toda semana para que eles tenham como se manter limpos e mais confortáveis, apesar de não terem residência fixa.

A intenção do Projeto Gubbio é oferecer um ambiente limpo, seguro e bonito para essas pessoas, além de abrir os olhos dos fiéis com boa situação financeira, aproximando a comunidade sem deixar que a desigualdade social interfira nessa convivência.

Publicidade
Crédito: Facebook/Project Gubbio

Afinal, com ou sem um teto para morar, todas as pessoas têm o direito de serem respeitadas e fazerem parte da comunidade.

No Projeto, todas as pessoas necessitadas são bem-vindas. Eles não fazem perguntas nem registros, apenas tratam a todos com igualdade e o máximo de dignidade possível. Todos são bem-vindos e ali eles podem resolver um dos grandes problemas de quem vive nas ruas: dormir bem, sem medo de ataques durante a noite.

Quando há missa, as pessoas sem casa não são expulsas da igreja, pelo contrário. A missa ocorre nos bancos da frente, enquanto os desabrigados ocupam os bancos do fundo. A ideia é justamente causar um impacto na comunidade que chega na igreja e vê a realidade da vida de tantos outros cidadãos.

Sair da versão mobile