Uma idosa nos Estados Unidos teve uma ideia brilhante para reduzir a velocidade dos motoristas de onde ela mora. Para isso, precisou apenas de uma cadeira e um secador de cabelo, instrumentos eficazes para colocar ordem na rua.
Na sua rua ou condomínio ainda tem gente que passas correndo, sem nem se preocupar se tem crianças ou até mesmo bichinhos por lá? Pois era exatamente isso o que acontecia com Patti Baumgartner, moradora de Montana nos EUA.
Sua casa fica em frente a uma rua bem movimentada, onde os motoristas parecem esquecer de reduzir a velocidade. Dessa forma, fica difícil e até perigoso caminhar ou pedalar no local, dificultando a vida dos moradores. Mas ela encontrou uma solução muito interessante.
Veja também: vote em qual novela vale a pena ver de novo nesse enquete
Secador vira radar nos EUA
Cansada de ver os motoristas passando correndo em frente a sua casa, Patti teve uma ideia muito interessante. Parou em frente à pista, em um local seguro, porém visível. Sentou-se em sua cadeira e apontou um perigoso secador de cabelos para a via.
Inevitavelmente, os motoristas passaram a reduzir a velocidade, diante da ameaça. Isso porque ninguém queria tomar uma multa de trânsito por excesso de velocidade. Sim, o secador de Patti pode ser confundido com um radar pistola, quando visto de relance.
O mais interessante é que tem realmente funcionado, pois os motoristas não têm como saber que se trata de um secador nas mãos de uma senhora. A mente já está programada para buscar por radares, principalmente a dos apressadinhos que gostam de correr.
Assim, ao verem a idosa sentada com o equipamento apontado, imediatamente associam ao radar, fazendo com que reduzam a velocidade. Brilhante, concorda? Foi tão criativa que Patti recebeu o título de patrulheira honorária da polícia rodoviária local.
Muito comuns nos Estados Unidos, o radar pistola aufere a velocidade de carros em qualquer direção. Esteja ele vindo na direção do fiscal ou se afastando, há como registrar os dados. Basta apontar na direção desejada, existindo diversos modelos, desde os mais simples até outros que registram placas e se conectam online para transferência de dados.
Quer saber um pouco mais sobre eles? Veja esse vídeo mostrando a sua utilização aqui no Brasil. Um Policial rodoviário mostra o alcance da pistola, que pode pegar muito espertinho de surpresa. Mais uma ferramenta que vai dar o que falar, para aqueles que não respeitam as leis de trânsito. Para quem anda na velocidade correta, não faz a menor diferença.