técnica SAMU para identificar AVC
Crédito: Freepik

Como identificar um AVC usando a técnica SAMU

Estar atento ao comportamento das pessoas à sua volta pode salvar vidas

Publicidade

O Acidente Vascular Cerebral, chamado de AVC, ocorre quando um vaso sanguíneo do sistema nervoso fica obstruído ou se rompe. Esse acidente é uma das principais causas de morte no Brasil e a principal causa de incapacitação de pessoas no mundo.

Por isso, é muito importante saber quais são os sintomas de um AVC para poder ajudar uma pessoa que esteja em risco. Assim, é possível levá-la ao hospital o quanto antes, evitando que fique com sequelas permanentes ou que morra.

Sintomas de AVC conforme a técnica do SAMU

Nem sempre é fácil perceber quando alguém está com sintomas de AVC. Às vezes a pessoa parece normal, mas se você observar melhor, vai perceber que não está.

Uma forma simples de ser capaz de identificar um AVC em alguém é seguindo a técnica SAMU, que consiste em 4 passos.

Publicidade

Esses passos devem ser aplicados na pessoa, pedindo para que ela faça determinados movimentos. Se ela tiver dificuldade em fazê-los, é melhor levá-la ao hospital ou chamar o SAMU (192) imediatamente.

  1. (S)ORRISO: peça para a pessoa sorrir. Se o sorriso sair torto ou se a boca entortar, pode ser AVC.
  2. (A)BRAÇO: peça para a pessoa levantar os braços. Se a pessoa tiver alguma dificuldade para levantar um deles ou se, após levantar os dois, um deles cair bruscamente, pode ser AVC.
  3. (M)ENSAGEM: peça para a pessoa repetir uma frase ou uma mensagem qualquer. Se a pessoa não conseguir compreender ou não conseguir repetir a frase ou mensagem, pode ser AVC.
  4. (U)RGÊNCIA: havendo qualquer um desses sinais, chame imediatamente o SAMU, pelo número 192.

PODE GOSTAR TAMBÉM