como cortar despesas
Crédito: Freepik

20 Ideias para cortar despesas e poupar o ano todo

Veja como diminuir os gastos e ter uma vida mais tranquila durante todo o ano

Publicidade

Tem sempre aquela época do ano em que você para para fazer as contas e não bate de jeito nenhum? Então está na hora de começar a pensar em organizar as finanças. Além disso, é fundamental cortar algumas despesas que não são relevantes. Para facilitar nessa missão, veja essas dicas que podem deixar seus dias mais leves.

20 Ideias para cortar despesas

Para deixar as contas em dia, nada melhor do que dar aquela geral em todos os gastos da casa. Certamente você tem algum controle, mas sempre existem aqueles detalhes que acabam passando sem serem percebidos. Veja então algumas ideias para poder acertar as balança no final do ano.

Cancele o telefone fixo

Para que você tem telefone fixo, se há excelentes planos para celular, WhatsApp e redes sociais? Se comunicar com o mundo nunca foi tão simples e barato. Deixe de lado o velho hábito da linha fixa (de quando era artigo de luxo e se tinha que comprar a linha). Procure um plano móvel que atenda suas necessidade.

Reveja o plano do celular

Sim, o telefone celular pode ser uma bênção ou um pesadelo. Vai depender do plano que você assinar. Se você usa pré-pago pensando em economia e tem que recarregar pelo menos duas vezes no mês, pode melhorar. Primeiro de tudo, veja quais são as opções em todas as operadoras e então escolha a melhor para você. Claro que sem excesso nem falta.

Publicidade

Pense se precisa de TV paga

Da mesma forma que a comunicação, antigamente se tinha poucas opções de entretenimento. Porém, hoje você pode contar não apenas com a TV aberta, mas também via cabo. Além disso, há opções como a Netflix, Amazon Prime e até Youtube premium. Veja qual é a mais vantajosa e cancele as outras.

Cuide da saúde

Farmácia custa muito, muito caro e pesa no orçamento. Se você quer economizar, precisa investir em saúde. Por isso, se alimente bem, beba bastante água e faça atividades físicas diariamente. Caminhar é grátis e faz bem para o corpo e também para a mente.

Pare de fumar

Novamente falando em saúde, mas esse ponto merece atenção especial. Além de estragar seu corpo e abrir a porta para doenças oportunistas, ele pode levar a um câncer. Certamente você observou o custo que ele tem também, não é? Um estudo mostra que, por ano, cada pessoa gasta em média 10 mil reais comprando cigarros! Que tal essa economia?

Beba em casa

Calma, ninguém quer que você vire anjo! Mas tem como economizar com a farra com os amigos e familiares. Se, de vez em quando, vocês se reúnem e compartilham momentos etílicos, é interessante fazer isso com economia. Ao invés de ir a um restaurante ou barzinho, que tal se reunirem na casa de alguém? Cada um leva uma coisa e a festa está pronta.

Publicidade

Abandone cartões de crédito

Se você é do time que tem vários cartões “só para o caso de necessidade”, esquece isso. Passe a tesoura naqueles que têm maiores taxas e deixe somente um ou dois. Lembre de terminar de pagar as parcelas e cancelar o contrato. Agora que já tem os dois cartões para emergências, escolha um local confortável em sua casa para deixá-los. Nada de levar na carteira!

Opte por passeios gratuitos

Para que gastar fortunas com restaurantes caros e atrações artísticas se há uma gama de passeios gratuitos? Se você quiser, pode reservar o dinheiro para aquela estreia no cinema que você tanto espera, mas opte sempre que possível pela gratuidade. Parques, exposições, shows, concertos e até encontros com os amigos são ótimas opções.

Desapegue do que é inútil

Sua casa está explodindo de itens inúteis para você? Certamente serão interessantes para outras pessoas. Coloque uma música boa para tocar e comece a separar o que não serve mais e que pode ser vendido pela internet ou a um brechó. Desapegue e ainda por cima dê um alívio ao orçamento.

Publicidade

Coma em casa

Essa nem se tem o que discutir. Comer em casa é muito mais barato e às vezes mais saudável também. Então, ao invés de ir todo dia almoçar na rua, vá para casa e prepare seu almoço. Também está valendo aquela marmita prática e gostosa, que salva o dia de qualquer engarrafamento.

Não compre por impulso

Viu aquela super promoção imperdível e que você não pode perder de forma alguma? Maravilha, vá dormir e decida no outro dia. Se ainda estiver com vontade de comprar, veja se nas suas coisas não tem nada parecido. Passe também na peneira da utilidade e quantidade de vezes que será usada antes de decidir.

Compre à vista e com desconto

Outro ponto importante. Achou a liquidação perfeita, mas está sem dinheiro em caixa no momento? Repense. Faça também suas compras à vista, sempre que possível. Dessa forma, você tem como chorar aquele desconto a mais.

Publicidade

Fuja de liquidações

Ao passar em frente à sua loja favorita, viu que está tudo com renovação de estoque? Resista bravamente! Geralmente são itens que você não compraria se não estivessem em liquidação. Para evitar as tentações em casa, cancele a assinatura de lojas que te mandam promoções.

Anote os gastos

Anotar os gastos ajuda a ver, ao final do mês, para onde foi o dinheiro da área “outros” da sua planilha. Ajuda também a pensar dez vezes antes de tomar aquele bendito cafezinho caro na passadinha pelo shopping. Economia na certa, faça o teste!

Faça listas

Duas regras de ouro aqui: nunca vá com fome ao mercado e leve uma lista feita em casa, em frente ao armário e geladeira. Assim, as chances de sucumbir a um monte de produtos inúteis e que podem te fazer mal, são menores. Consequentemente, a economia será muito maior.

Publicidade

Compartilhe despesas em celebrações

Festas de aniversário, datas comemorativas e afins podem ser um problema quando a grana está curta. Claro que não se tem como deixar de comemorar, mas há formas de fazer isso com economia. Compartilhar os gastos da festa ou até mesmo cada um levar um prato pode ser uma boa forma de celebrar, sem quebrar o orçamento.

Escolha presentes que cabem no orçamento

Todo mundo gosta de ganhar e dar presentes, não é? Claro que não se vai deixar esse hábito de lado, mas tem como economizar. Ao invés de presentão, dê uma lembrancinha carinhosa, com a cara de quem vai receber. Pode também fazer seu próprio presente, tendo assim um ar mais personalizado.

Tenha um cofrinho

O velho e bom cofrinho pode ser uma excelente ferramenta para economizar. Mas não do jeito tradicional. Faça o seguinte: quando tiver vontade de comprar aquele docinho, cafezinho ou dar uma parada no fast food, lembre do cofre. Se conseguir resistir, coloque o valor que gastaria nele e celebre a economia ao final do semestre.

Publicidade

Evite gastar energia elétrica sem necessidade

Troque suas lâmpadas por leds, deixe equipamentos fora da tomada (incluindo aquele carregador de celular) e apague as luzes que não estejam sendo usadas. Pode parecer bobagem, mas ao final do ano será uma boa economia.

Acumule roupas para lavar

Da mesma forma que dá para economizar energia elétrica com uma boa estratégia, a água também pode vir mais barata. Então, ao invés de lavar peças ao pouquinho, deixe juntar uma boa quantidade e lave de uma vez só. Se sua máquina permitir, reaproveite a água para lavar o quintal ou o chão da casa!

PODE GOSTAR TAMBÉM