Entre todas as dúvidas que as pessoas ainda têm com relação ao coronavírus, estão as questões sobre os tipos de medicamentos que se deve ou não tomar em caso de necessidade. Após uma publicação no Twitter do Ministro da França, dizendo que as pessoas não deveriam usar o anti-inflamatório ibuprofeno, muito começou a se discutir sobre o assunto e agora as pessoas estão com medo de usar esse remédio. Veja como está a situação atual sobre o uso de ibuprofeno para coronavírus.
OMS recomenda ou não o ibuprofeno para coronavírus?
Toda a dúvida sobre o uso de ibuprofeno para coronavírus surgiu a partir da publicação do ministro francês, que por sua vez foi motivada por uma possível relação entre o efeito anti-inflamatório do ibuprofeno (também vendido como Advil ou Motrin) e o agravamento da infecção pelo coronavírus.
Então, em seguida, Christian Lindmeier, porta-voz da Organização Mundial de Saúde (OMS), se pronunciou em uma coletiva de imprensa em Genebra dizendo que estão sendo feitos estudos aprofundados em laboratório e na literatura científica para que se tenha certeza de uma possível reação negativa entre o medicamento e a doença. Mas que, até o momento, não há informações que confirmem esta especulação.
O que tomar no lugar do ibuprofeno para coronavírus?
Em todo caso, a atual recomendação da OMS e do Ministério da Saúde brasileiro é a seguinte: como os principais sintomas da doença são a febre e dores pelo corpo, basta fazer uso de analgésico e antitérmico, como paracetamol ou dipirona, caso alguém em casa esteja com febre e com suspeita de coronavírus, para aliviar os sintomas.
Como ainda estão sendo feitos os estudos a respeito da dúvida levantada, por precaução é melhor não se automedicar com o ibuprofeno.
Entretanto, se foi um médico que receitou o ibuprofeno, o tratamento não deve ser interrompido por pânico de sofrer algum agravamento da doença.
Também, não é necessário comprar um estoque de paracetamol ou de dipirona: apenas o bastante até o final do tratamento, pois as farmácias vão continuar abertas e outras pessoas também irão precisar dessa medicação.
Como se prevenir do coronavírus
- Mantenha desinfetados objetos de uso frequente, como celulares, brinquedos, bancadas, maçanetas e corrimões;
- Lave o rosto, em especial as narinas, sempre que chegar em casa e algumas vezes ao dia caso trabalhe fora;
- Em seguida, lave muito bem as mãos com água e sabonete, secando com toalha de papel;
- Não compartilhe objetos de uso pessoal, como copos, talheres e toalhas;
- Mantenha a casa e o local de trabalho bem ventilados;
- Não cumprimente as pessoas com as mãos ou dando beijinhos;
- Mantenha os idosos em casa.