Se você gosta de cuidar da saúde da pele e do cabelo de forma natural, que tal fazer uma horta da beleza? Nessa horta você pode cultivar espécies de plantas que possuem propriedades medicinais para ajudar a manter a pele e o cabelo mais saudáveis e mais bonitos. Veja quais são algumas das melhores plantas para essa finalidade.
1. Aloe Vera
A aloe vera, popularmente conhecida como babosa, é uma ótima planta para cuidar do cabelo e da pele. Para isso, basta aprender a fazer o gel de aloe vera, que é extraído do interior das folhas da planta, e então preparar receitas de hidratação para o cabelo e gel para o rosto.
Para plantar você pode usar uma muda ou cortar uma folha e plantar direto na terra, só que as chances de criar raízes são bem menores dessa forma. Como essa é uma planta suculenta, ela não precisa de tanta água. Quando perceber que o solo está seco, pode regar. Mantenha ela ao sol por algumas horas, mas sem excesso, ou suas folhas irão queimar.
Veja também: Tipos de babosa – entenda as diferenças e os usos das principais espécies
2. Camomila
O chá de camomila é bem famoso por seu efeito calmante, que ajuda a descansar melhor. Quando você fizer o chá, pode aproveitar e usá-lo para descansar os olhos e clarear as olheiras. Para isso, precisa colocar alguns galhos da planta dentro de dois saquinhos de pano e fazer o chá com água quente. Depois, deixe os saquinhos úmidos na geladeira. Por fim, coloque-os gelados sobre os olhos, na forma de compressa.
Além de ajudar na saúde e beleza da sua pele, essa planta vai deixar o seu quintal mais bonito com suas lindas flores. Para cuidar dela, mantenha a planta no sol ou na meia sombra, e escolha um solo leve, com boa drenagem e fértil. As regas devem ocorrer quando o solo estiver secando, apenas para mantê-lo úmido. Não é uma planta exigente.
3. Alecrim
Além de aproveitar o alecrim para deixar suas receitas mais gostosas e aromáticas, você pode plantar essa erva para cuidar do seu cabelo e da sua pele. Aprenda a como fazer um sabonete caseiro de alecrim e como fazer óleo de alecrim caseiro com muitos benefícios.
Para plantar você pode pegar uns galhinhos de alecrim frescos, que um amigo tem no quintal, e replantá-los. Primeiro coloque os galhos em um copo com água para que criem raízes. Vá trocando a água toda semana. Depois, quando tiverem com raízes, plante na terra vegetal misturada com húmus de minhoca e mantenha a terra úmida. A planta gosta de bastante luminosidade e ventilação.
4. Hortelã
A hortelã é uma ótima planta para cultivar na sua horta da beleza, pois ela faz bem para a saúde em diversos aspectos. Ajuda a tratar a herpes, é anti-inflamatória, fortalece o sistema imunológico, auxilia nas inflamações de pele, melhora a circulação, rejuvenesce as células e muito mais. Veja como preparar óleo de hortelã caseiro.
Para plantar, escolha um local protegido do vento, com sol direto ou parcial. Escolha um solo fértil, rico em matéria orgânica, e mantenha regas de modo a deixar o solo sempre úmido. Pode cortar um galho de uma planta saudável e replantar na terra.
5. Tomilho
Essa é mais uma plantinha que você pode usar para as receitas e, ao mesmo tempo, obter suas propriedades para melhorar a saúde e cuidar da beleza. O tomilho é bactericida, fungicida, anti-inflamatório, antioxidante e analgésico.
Veja como fazer óleo de tomilho caseiro.
Para plantar, escolha um local com boa luminosidade, pegando algumas horas de sol direto sobre a planta. Quanto ao solo, essa planta não é exigente, pois vinga bem mesmo nos solos mais pobres. Mesmo assim, escolha um solo fértil para que as propriedades da planta sejam produzidas com qualidade. Mantenha a terra sempre umedecida.
E mais: Como usar babosa no cabelo para hidratar e fazer crescer