Assim como acontece com todas as partes do corpo humano, a função dos ouvidos vai ficando defeituosa com o passar dos anos.
Algumas pessoas têm problema de audição mais cedo, seja por causa de uma doença ou uma lesão. Mas, nas pessoas mais velhas, é normal perceber dificuldade para ouvir direito o que está acontecendo em volta.
Quando essa fase chega, não precisa ficar se sentindo isolado por não conseguir mais ouvir bem. É necessário buscar ajuda profissional e resolver o problema ou, pelo menos, minimizá-lo.
Sinais de perda auditiva
Deixar de ouvir não é o único sinal da perda auditiva. O problema pode começar aos poucos, só de vez em quando, nos detalhes do dia a dia, e muitas pessoas costumam ignorar nessa fase. Veja se você tem um ou mais desses sintomas:
- Aumenta muito o som da TV ou do rádio;
- Começa a deixar de perceber sons que outras pessoas ouvem;
- No transito, não ouve a aproximação de veículos;
- Outras pessoas reclamam que está falando muito alto;
- Ouve, mas não entende o que foi dito e pede para repetir;
- Ouve o tom de voz das pessoas como se fosse um sussurro;
- Procura olhar para a boca da pessoa que está falando para entendê-la melhor;
- Sente dificuldades para conversar em ambientes com ruídos;
- Ouve zumbido, principalmente em situações silenciosas.
Quando procurar um médico?
Não precisa esperar sentir alguma dor ou perder totalmente a audição para procurar um médico. Assim que notar algum dos sintomas descritos no tópico anterior já é motivo para consultar um especialista.
Se você deixar para depois, já que o zumbido no ouvido ou a perda parcial de audição não estão incomodando tanto assim, poderá acelerar o processo de surdez, que vai continuar acontecendo até não ter mais o que fazer a não ser usar aparelho.
Em quais casos é preciso usar aparelho auditivo?
O aparelho auditivo costuma ser recomendado em casos de perda irreversível da audição, como acontece por causa da idade, de acidentes, infecções que não foram tratadas corretamente ou exposição excessiva a ruídos elevados.
Quando a pessoa perde a audição temporariamente por causa de uma infecção, por exemplo, não há necessidade de usar o aparelho, pois a audição irá voltar. Claro, a infecção deve ser tratada corretamente, pois se isso não acontecer, poderá causar um problema crônico.
Por isso que é tão importante procurar um fonoaudiólogo ou um otorrinolaringologista logo quando notar os sinais de perda auditiva. Se o problema não for tratado, poderá evoluir para uma doença e deixar efeitos colaterais ou causar acidentes no futuro.
Confira, no vídeo abaixo, uma breve e clara explicação de como funciona um aparelho auditivo: