Você já se perguntou se realmente as mulheres inteligentes assustam os homens? O senso comum diz que eles preferem mulheres que não coloquem seu ego em risco, mas nem tudo o que é dito é verdade. Por isso existem os estudos científicos, para provar uma determinada hipótese. E foi exatamente o que descobriu a Universidade de Buffalo. Entenda melhor.
Mulheres inteligentes realmente assustam os homens
Uma pesquisa da Universidade de Buffalo atestou que os representantes do sexo masculino não se sentem confortáveis perto de mulheres inteligentes. Isso mesmo que diz um artigo publicado no Boletim de Personalidade e Psicologia Social que revela que a inteligência feminina amedronta os rapazes, atingindo diretamente o grau de atratividade e interesse que eles sentem.
Para sair do achismo e comprovar esse fato, a psicóloga da Universidade de Buffalo, Lora Park e outros dois colegas realizaram experimentos e comprovaram o jeito que os homens lidam com mulheres que eles julgam ser mais capazes do que eles. Participaram do estudo 105 homens voluntários.
Como foi a primeira parte do estudo
No princípio tudo pareceu bem e a resposta geral masculina era que sair com uma mulher mais inteligente era ótimo, mas ao longo do teste esse cenário mudou. Primeiro de tudo, pediram para que eles imaginassem uma mulher bonita. Em seguida, tinham que imaginar que ela tinha tirado uma nota melhor em um teste realizado no laboratório.
Quando foram questionados se namorariam com elas, a resposta da maioria foi que sim, obviamente. Ou seja, eles estariam realmente dispostos a ter um romance com mulheres que fossem, além de bonitas, mais inteligentes que eles. Foi então que os pesquisadores, com esses dados em mãos, decidiram ir para o teste de fogo.
Segunda parte do teste: a surpresa
Na segunda parte do teste, eles receberam testes para fazer com questões simples de exatas e linguagem. Assim que os receberam, ficaram sabendo que encontrariam, ao final do exame, mulheres que os superaram nas respostas. Claro que todas eram lindas, atraentes, bem vestidas e, claro, inteligentes.
Para o espanto dos pesquisadores, mesmo aqueles homens mais convictos de que namorariam mulheres mais inteligentes acabaram recuando. Isso porque eles realmente foram apresentados a elas, porém, durante as conversas, os homens apresentaram em geral sinais físicos de desconforto. Além disso, disseram que tinham um menor interesse nelas.
Conclusão do estudo
De acordo com os pesquisadores, “ao avaliar alvos psicologicamente distantes, os homens mostraram maior atração por mulheres que exibiam mais inteligência do que eles. Por outro lado, quando os alvos estavam psicologicamente próximos, os homens demonstravam menos atração pelas mulheres que os ultrapassavam”.
Essa reação pode estar relacionada a alguns fatores: maturidade, habilidade em lidar com a decepção e o amor-próprio. Claro que o ego entra nessa ciranda, além de toda a pressão da sociedade para ser o grande provedor da casa, que acaba prejudicando muitos homens. Talvez já tenha passado da hora de pensar em reduzir o peso do ombro masculino, lembrando que é uma tarefa conjunta a de prover.
O principal ponto a se perceber nessa dinâmica entre homens e mulheres é que não é uma competição, e sim uma parceria. Mesmo que a mulher ou o homem tenha melhor salário, isso não diminui a importância do outro. E com relação à inteligência, isso é material para outro tema, pois são tantas as inteligências, que fica difícil comparar, concorda?