Menu

Homem usa Pix para perseguir a ex: isso é crime de stalking!

Mesmo com uma ordem de afastamento, o homem de 67 anos encontrou uma forma de enviar mensagens e atormentar a ex

Crédito: Freepik

Publicidade

O Pix trouxe muita praticidade para os brasileiros na hora de transferir e receber dinheiro. Na hora de enviar o dinheiro, existe um campo onde você pode escrever uma mensagem com até 140 caracteres, geralmente usado para identificar a finalidade da transação.

Esse campo de mensagem parece inofensivo, e até foi usado em tom de brincadeira quando o Pix foi lançado, em novembro de 2020. Na época, gerou memes como “Quer falar comigo? Me manda um Pix” e até o trending topic “PixTinder”, uma maneira de usá-lo como flerte.

Mas, ninguém imaginou a situação em que um homem abusivo fosse usar o Pix para enviar mensagens à ex-namorada, que havia pedido uma medida preventiva de distanciamento contra ele.

Ele enviava diversos depósitos de valores entre R$ 0,01 a R$ 1,50 para a conta da vítima, acrescentando mensagens como “estou com saudades” e “retire o processo” no campo de comentários da ferramenta.

Publicidade

Uso do Pix para perseguição é crime

É importante deixar claro que, por mais que o homem estivesse entrando em contato com a ex-namorada via Pix, o que ele fez não foi um golpe financeiro. Ele estava cometendo crime de perseguição, também chamado de “stalking” que significa “perseguindo” em inglês.

Em abril de 2021, foi sancionada uma lei que incluiu no Código Penal Brasileiro o crime de perseguição. Para quem for condenado, a pena é de 6 meses a 2 anos de prisão, mas pode chegar a 3 anos com agravantes, como crimes contra mulheres.

Leia para saber mais: Crime de perseguição: “stalking” físico ou virtual dá cadeia

A lei funcionou neste caso

A vítima avisou à polícia que o homem de 67 anos não estava respeitando a ordem de distanciamento e continuava as perseguições por telefone e, agora, pelo Pix. Ele então foi preso preventivamente no início de março, em Fortaleza, Ceará.

Publicidade

Não tem como impedir as mensagens por Pix

Infelizmente, este abusador que foi preso encontrou até mesmo no Pix uma forma de cometer seu crime contra a ex-namorada. E não tem como impedir que pessoas com más intenções façam o mesmo.

Desde a época de lançamento do método de transação, alguns abusos foram identificados. Mas, até hoje não houve avanços na proteção contra mensagens inoportunas. Se for possível, e se isso puder afastar uma pessoa inoportuna, a recomendação é que troque a sua chave Pix por outra.

Veja também: Golpe do Pix: veja como funciona e como se proteger

Publicidade

Fonte: UOL Tilt

Sair da versão mobile