Menu

Homem recupera visão com transplante de córnea sintética

O resultado surgiu no dia seguinte à cirurgia de transplante, e mudou a vida do paciente que ficou cego na infância.

Imagens: Reprodução

Publicidade

O transplante de córnea sintética já é realidade. Existem outros tipos, como já falamos aqui do transplante feito com córnea de colágeno suíno, criada para reduzir as filas de espera sem depender de doadores humanos.

Agora, com a mesma intenção de não depender de córneas humanas, surgiu, em Israel, uma solução com córnea sintética que trouxe excelente resultado no primeiro paciente transplantado.

O paciente foi um homem de 78 anos que ficou cego aos 10, e em apenas um dia após o transplante já estava enxergando novamente, como não conseguia há décadas. Essa solução é, realmente, revolucionária.

Veja também: Mulher volta a enxergar após 6 transplantes de córnea: veja o motivo

Publicidade

A novidade da córnea sintética veio de Israel, onde a empresa CorNeat Vision desenvolveu o procedimento e, o próximo passo, é torná-lo acessível para outros países.

Imagens: Reprodução

Ao que parece, no que depender da simplicidade do procedimento, será fácil para outros profissionais ao redor mundo aderirem. Claro, existem outros investimentos, mas essa simplicidade já deixa de ser uma barreira.

Este primeiro procedimento foi realizado no Sr. Jamal Furani, foi convidado pela CorNeat Vision para receber o primeiro implante de córnea sintética do mundo.

O procedimento aconteceu no dia 18 de janeiro de 2021, no Centro Médico Rabin, em Israel. A cirurgia foi realizada pelo professor Irit Bahar, diretor do Departamento de Oftalmologia do centro médico e um dos pesquisadores do tratamento.

Publicidade

A melhor notícia foi que Jamal conseguiu ver os resultados da cirurgia no dia seguinte ao procedimento. Ele conseguiu ler sem dificuldades, também conseguiu ver e reconhecer cada um dos seus familiares que estavam com ele.

Imagens: Reprodução

O KPro, como foi batizado o implante, é considerado revolucionário devido a rapidez nos resultados e o pós-cirúrgico que não exige tantas limitações, como os procedimentos atuais.

Ele praticamente não requer cortes e pontos. O oftalmologista utiliza um material biomimético que incentiva a proliferação celular, facilitando a integração dos tecidos.

Publicidade

Além disso, com o KPro, haverá uma redução na fila de pacientes para transplante. Como o tratamento se tornará acessível, não será mais necessário um doador do tecido.

A CorNeat fez um vídeo (em inglês) mostrando como funciona a cirurgia e os resultados que ela trará para o paciente implantado. Apesar de estar em inglês, com as imagens é possível ter ideia de como é feito. Assista abaixo:

Fonte: Yahoo

Sair da versão mobile