Conheça o caso desse homem que foi tentar tirar uma casquinha de pipoca que estava grudada no dente e acabou colocando a própria vida em risco. Ele teve que passar por uma cirurgia no coração para poder sobreviver a uma infecção, que quase destruiu suas válvulas. Mais três dias e ele estaria morto, se não fosse a operação. Conheça o caso.
Cirurgia no coração por causa de pipoca?
Por mais que pareça estranho, foi exatamente aquela casquinha irritante que começou o problema. O bombeiro Adam Martins estava tranquilamente em sua casa, assistindo a um filme e comendo pipoca. Quando começou a incomodar, ele realmente não queria sair dali e decidiu usar o que tinha por perto para se livrar do problema.
Nada funcionava, nem unha, tampa de caneta que estava por perto ou um arame que encontrou por perto. Foi então que pegou um prego usado, também ali pela área, e conseguiu tirar a pipoca do dente. Na hora, ele sentiu muita dor e a gengiva sangrou um pouco com as tentativas, mas ele não se importou muito com isso.
Primeiros sinais
Semanas depois ele continuava com a gengiva incomodando, mas não tomou nenhuma providência. Nada de dentista ou médico, pois sua rotina apertada como bombeiro e a tendência a não se importar muito fizeram com que focasse em outras coisas. Porém, uma noite ele acordou suando muito e com sintomas de gripe muito forte.
Além disso, já vinha se sentindo muito cansado nos últimos tempos, tendo mais dificuldade para suas atividades. Outro sintoma que apresentava era uma dor de cabeça constante, que só vinha piorando. Quando finalmente foi ao médico descobriu que não se tratava de uma gripe e sim de uma infecção gravíssima.
Outros sintomas que ele apresentou e não associou a nada grave foram dois bem comuns. Primeiro, o surgimento de uma bolha de sangue na ponta do dedo do pé, conhecida como lesão de Janeway. Além disso sentiu muitas dores nas pernas, pensando ser sintomas da gripe, já que eram musculares, mas na realidade, se tratava de um coágulo infectado na artéria femoral.
Sopro no coração
Adam descobriu que estava sofrendo uma infecção bacteriana chamada de endocardite. Ela atingiu diretamente seu coração, destruindo suas válvulas e podendo causar sua morte. Inclusive, os médicos disseram que mais três dias e ele não estaria vivo para contar a história. Assim que chegou no hospital, foi internado e levado para cirurgia.
Ele estava sofrendo com sopro no coração por causa da endocardite e precisou passar por uma cirurgia delicada. Nela, os médicos substituíram suas válvulas destruídas pela bactéria por outras. Em seguida, foi a vez do coágulo infectado na artéria femoral ser retirado, precisando assim de outro procedimento cirúrgico. Ao todo, foram cerca de 10 horas no centro cirúrgico.
Ele chegou tão mal que os medicamentos se mostrariam inúteis, tendo que recorrer à cirurgia. Porém, se ele estivesse atento aos primeiros sinais, seria desnecessário, pois teria como tratar com a regressão da infecção. Um alerta importante a todos que ignoram sintomas simples, lembrando da importância de se ir ao médico em infecções permanentes.