Menu

Homem morre após levar arma escondida para uma ressonância magnética

Quem já fez esse exame sabe que não pode ter nada de metal junto ao corpo.

Imagem: Freepik

Publicidade

Levar uma arma escondida para uma sala de ressonância magnética é tão arriscado que pode levar à morte de alguém.

Infelizmente, foi isso que aconteceu com um advogado de 40 anos que preferiu ignorar as regras de segurança, quando foi acompanhar sua mãe em um exame.

Leandro Mathias de Novaes, que usava sua conta no TikTok para divulgar conteúdo pró-armas, levou a mãe para fazer uma ressonância magnética no Laboratório Cura, em São Paulo.

Veja também: Criança de 1 ano morre após engasgar com fatia de maçã na creche

Publicidade

Ele entrou junto com ela na sala do exame e manteve sua arma carregada na cintura, escondido dos médicos e da equipe.

Por conta disso, quando a máquina foi ligada, o pior aconteceu com ele, e ainda colocou em risco a vida da própria mãe e dos funcionários do hospital.

Quando uma pessoa vai fazer esse exame, ela é avisada de que não pode estar com nenhum objeto de metal junto ao corpo. E a regra vale para qualquer pessoa que entre junto na sala, não apenas para quem vai ser submetido à ressonância.

Como funciona uma máquina de ressonância magnética?

O motivo desse cuidado tão importante é o modo como a máquina de ressonância magnética funciona. É um pouco complicado de entender para quem é leigo no assunto, mas, é assim:

Publicidade

Ao ser ligada, a máquina cria campos magnéticos poderosos, e ondas de rádio, visando núcleos de hidrogênio (prótons) na água.

Como os prótons são submetidos ao campo magnético (cerca de mil vezes mais forte que o produzido por um ímã de geladeira), seus eixos se alinham.

Esse alinhamento uniforme cria um vetor magnético orientado ao longo do eixo do scanner de ressonância magnética.

Publicidade

Quando energia adicional (na forma de uma onda de rádio) é adicionada ao campo magnético, o vetor magnético é desviado.

A frequência da onda de rádio que faz com que os núcleos de hidrogênio ressoem depende do elemento procurado (hidrogênio neste caso) e a força do campo magnético.

Quando a fonte de radiofrequência é desligada, o vetor magnético retorna ao seu estado de repouso, e isso faz com que um sinal (também uma onda de rádio) seja emitido. É esse sinal que é usado para criar as imagens de ressonância magnética.

Publicidade

O que levou à morte do homem?

Como vimos, o funcionamento de uma máquina de ressonância não é uma explicação simples, por isso, tudo bem se você não conseguiu entender. O mais importante é que siga as orientações da equipe médica quando for fazer um exame desse tipo.

O advogado foi advertido sobre a necessidade de remover todos os objetos metálicos que estivessem junto ao corpo, e ele tirou as chaves, o celular e a carteira. Mas, preferiu manter a arma escondida na cintura, carregada.

Então, quando a máquina foi ligada, seu poderoso campo magnético atraiu a arma e fez com que ela descarregasse no estômago do advogado, causando sua morte.

Publicidade

Veja também: Mãe esquece filho de 5 anos em carro e ele morre de calor

Sair da versão mobile