resgatar 30 animais
Imagens: Reprodução Travis Burke/CBC

Homem enfrentou incêndio para resgatar 30 animais

O homem sabia que as pessoas estavam saindo desesperadas e muitos bichinhos estavam sendo abandonados.

Publicidade

Um incêndio florestal atingiu a cidade de Behchokǫ̀, no Canadá, no início de agosto de 2023 e todos os moradores foram evacuados. Sabendo da triste notícia, um homem enfrentou incêndio e conseguiu resgatar 30 animais que tinham ficado para trás.

No desespero para fugir das chamas e da fumaça, muitas famílias saíram de suas casas às pressas, deixando animais presos sem conseguir fugir. Mas, alguém estava pensando neles e, mais do que isso, resolveu agir.

Jason Card, que mora em Yellowknife – a quase 100km de distância de Behchokǫ̀, pegou uma caminhonete junto com seu filho e seu padrasto, colocaram várias gaiolas para cachorros dentro e foram rumo ao resgate dos animais.

Veja também: Denúncia acaba com canil clandestino e resgata 30 cães

Publicidade

“Eu não sabia se alguém havia decidido sair e ajudar com qualquer resgate de animais”, lembrou ele na quarta-feira, em sua casa em Yellowknife, junto com dezenas de animais que recuperou de Behchokǫ.

Imagens: Reprodução Travis Burke/CBC

“Nós pulamos em nosso caminhão, viemos para a SPCA, pegamos o máximo de canis que pudemos e simplesmente saímos pela rodovia.”

Card, o filho e o padrasto chegaram na cidade no início da noite, por volta das 20h, mas não desistiram dos animais por causa da escuridão e da fumaça. As pessoas que os viram chegando começaram a pedir que pegassem seus animais.

Imagens: Reprodução Travis Burke/CBC

“Literalmente, assim que chegamos à cidade e as pessoas ouviram que estávamos resgatando cães, tivemos pessoas vindo até nós pedindo para pegarmos os cães e se tivéssemos espaço. Enchemos todos os canis que tínhamos”, disse ele.

Publicidade

Veja também: Homem salva de incêndio cachorro preso em casa

Apesar de estarem cheios de animais resgatados no carro, ainda não era o suficiente. Card levou os cães até sua cidade e fez o mesmo caminho de volta para pegar outros cães. Já eram quase 5h da manhã quando eles terminaram a segunda viagem e conseguiram resgatar mais cães no total.

A vontade era de voltarem uma terceira vez, mas, o cansaço estava muito forte devido ao esforço necessário para pegar os animais em meio a um incêndio que levava muito calor e fuligem pelo ar.

Publicidade

Então, Card e seus ajudantes descansaram por algumas horas e, depois, pegaram uma van para voltar ao local e resgatar ainda mais cachorros e alguns gatos. No fim das contas, eles puderam resgatar 30 animais do incêndio em Behchokǫ̀.

resgatar 30 animais
Imagens: Reprodução Travis Burke/CBC

A Dra. Michelle Tuma, da Vets Without Borders Canada, em Yellowknife, ouviu falar sobre os esforços de Card na noite de segunda-feira e entrou em contato com ele oferecendo ajuda com abrigo e alimentação para os bichinhos resgatados.

“Isso apenas mostra, quero dizer, o senso de comunidade que existe no Norte e até onde as pessoas vão. Ninguém mais estava se esforçando para ajudar na evacuação de animais de estimação. Ele ajudou e é incrível. E, desde então, ele realmente inspirou outras pessoas a fazerem o mesmo.”

Publicidade

Card disse, em entrevista, que fez por aqueles animais o que ele gostaria que tivessem feito pelos animais dele em uma situação grave como essa.

“Tenho quatro cachorros. Eles são muito importantes para mim. E sim, às vezes eles são meio que esquecidos em tudo isso. E eu não queria que fossem esquecidos. É o mínimo que podemos fazer por esses caras. Eles não podem se proteger, então devemos fazer isso por eles.”

Veja também: Gatinha pintada de azul é salva por desconhecido

Publicidade

PODE GOSTAR TAMBÉM